“Intertextualidade,argumentação e efeitos de humor irônico em desnotícias do jornal Sensacionalista
Nome: VIVIANA LEITE PIMENTEL
Data de publicação: 18/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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MÔNICA LOPES SMIDERLE DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS | Examinador Interno |
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JUNIOR | Presidente |
Resumo: Esta pesquisa pauta-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Textual, de base sociocognitivo-interacional, e tem como tema a intertextualidade e a produção de humor irônico em desnotícias do Jornal Sensacionalista. Consideramos a desnotícia como um gênero textual, veiculado atualmente em mídias digitais, que parodia notícias factuais, e que tem como propósito comunicativo realizar críticas à sociedade por meio do humor. As perguntas que orientam este estudo são: (1) Como
se constroem as relações intertextuais nos nossos dados de pesquisa?; (2) De que forma a intertextualidade contribui para a produção do humor nas desnotícias selecionadas?; e (3) O que a intertextualidade e o humor revelam sobre a argumentação? Para responder esses questionamentos, temos como objetivo geral verificar a função de processos intertextuais e da argumentação na construção do humor nos dados selecionados. Além disso, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (1) identificar, descrever e analisar as relações intertextuais nas desnotícias selecionadas; (2) discutir a relação desse fenômeno textual na produção de efeitos de humor; e (3) evidenciar, nos dados selecionados, o propósito argumentativo do Jornal Sensacionalista em relação ao governo de Bolsonaro. De modo a alcançar os objetivos delineados, esse estudo tem como aporte teórico-metodológico os trabalhos de Sousa (2013), Sousa e Alves Filho (2013), Silveira (2013; 2019); Figueira (2019), Campos (2019) e Sá (2021), no que se refere às desnotícias; Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Carvalho (2018), Cavalcante et al. (2020; 2022), no que se refere à intertextualidade; Amossy (2011, 2017), Cavalcante et al. (2020, 2022), no que se refere à argumentação; e Bergson (2018, [1900]), Freud (2017, [1905]), Raskin (1985), Travaglia (1989, 1990), Brait (2008[1996]), Oliveira (2008), Lins e Gonçalves (2012), no que se refere ao humor. Os dados desse trabalho são constituídos por cinco desnotícias, cuja temática é a
pré-campanha eleitoral para presidente do Brasil em 2022. Tais dados foram coletados no período de maio a julho de 2022, no portal Sensacionalista, na rede social Instagram. Por fim, os resultados demonstram que a utilização da intertextualidade nos nossos dados de pesquisa desvela ações estratégicas, cuja finalidade é persuadir o leitor a assumir determinado ponto de vista. Além disso, o humor irônico – principal estratégia utilizada na paródia –, tem como funções criticar, denunciar e reforçar a identidade de grupos sociais que, neste caso, são os opositores de Bolsonaro.