Práticas de Letramento Acadêmico na Formação Inicial de Professores: Contribuições do Diário de Leitura
Nome: RENATA APARECIDA DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/07/2019
Orientador:
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Papel |
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JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ANTÔNIO CARLOS GOMES | Examinador Externo |
FERNANDA BORGES FERREIRA DE ARAÚJO | Suplente Externo |
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Orientador |
LUCIANO NOVAES VIDON | Suplente Interno |
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
Resumo: RESUMO
Os alunos do curso de Licenciatura em Letras trazem consigo saberes externos à
Universidade que precisam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral contribuir com os estudos do
letramento acadêmico, de forma a evidenciar como práticas de letramento
acadêmico pautadas em um trabalho com o diário de leituras podem contribuir para
o processo de formação inicial docente. Fundamentam esta pesquisa as teorias dos
Novos Estudos do Letramento, com o intuito de realizar uma investigação que
considere o contexto discursivo das produções textuais dos alunos. Nesse sentido,
selecionamos autores, como Kleiman (1995) e Street (2012; 2014), que tratam do
letramento como prática social e ideológica, e Fiad (2015), que aborda o letramento
acadêmico. Os estudos foram realizados sob a abordagem qualitativa
interpretativista. Foram adotados os recursos metodológicos do estudo de caso e os
instrumentos de geração de dados consistiram nos diários de leitura produzidos
pelos participantes. Os resultados encontrados demonstram que o uso do diário de
leituras na formação inicial docente pode contribuir para que sejam adotadas
estratégias de ensino e aprendizagem de leitura e de escrita na Licenciatura que
considerem os conhecimentos prévios dos estudantes, e que promovam processos
reflexivos pautados nas práticas de letramento acadêmico, além de contribuir como
instrumento de avaliação de caráter processual.
Palavras-chave: Letramentos Acadêmicos. Formação de Professores. Licenciatura.
Diário de Leituras.