Práticas de Letramento Acadêmico na Formação Inicial de Professores: Contribuições do Diário de Leitura

Nome: RENATA APARECIDA DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS GOMES Examinador Externo
FERNANDA BORGES FERREIRA DE ARAÚJO Suplente Externo
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
LUCIANO NOVAES VIDON Suplente Interno
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: RESUMO
Os alunos do curso de Licenciatura em Letras trazem consigo saberes externos à
Universidade que precisam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral contribuir com os estudos do
letramento acadêmico, de forma a evidenciar como práticas de letramento
acadêmico pautadas em um trabalho com o diário de leituras podem contribuir para
o processo de formação inicial docente. Fundamentam esta pesquisa as teorias dos
Novos Estudos do Letramento, com o intuito de realizar uma investigação que
considere o contexto discursivo das produções textuais dos alunos. Nesse sentido,
selecionamos autores, como Kleiman (1995) e Street (2012; 2014), que tratam do
letramento como prática social e ideológica, e Fiad (2015), que aborda o letramento
acadêmico. Os estudos foram realizados sob a abordagem qualitativa
interpretativista. Foram adotados os recursos metodológicos do estudo de caso e os
instrumentos de geração de dados consistiram nos diários de leitura produzidos
pelos participantes. Os resultados encontrados demonstram que o uso do diário de
leituras na formação inicial docente pode contribuir para que sejam adotadas
estratégias de ensino e aprendizagem de leitura e de escrita na Licenciatura que
considerem os conhecimentos prévios dos estudantes, e que promovam processos
reflexivos pautados nas práticas de letramento acadêmico, além de contribuir como
instrumento de avaliação de caráter processual.
Palavras-chave: Letramentos Acadêmicos. Formação de Professores. Licenciatura.
Diário de Leituras.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910