O FUNCIONAMENTO DOS ELEMENTOS ADVERBIAIS NO GÊNERO PROPAGANDA

Nome: DIANA RODRIGUES SARCINELLI DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/07/2016

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LÚCIA HELENA PEYROTON DA ROCHA Orientador
MARIA JUSSARA ABRAÇADO DE ALMEIDA Examinador Externo
MARIA MIRTIS CASER Suplente Externo
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Suplente Interno
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JÚNIOR Examinador Interno

Resumo: O objetivo central desta pesquisa é analisar o fenômeno da adjunção adverbial sob a ótica sintático-semântica e pragmático-discursiva na intenção de mostrar que a presença ou a ausência desses elementos em uma sentença, deve ser pensada considerando o contexto pragmático-discursivo. Para tanto, utilizaremos as propagandas da rede varejista de hortifrutigranjeiros Hortifruti, produzidas e disponibilizadas pela empresa MP Publicidade.
Foram analisadas quatro campanhas veiculadas em outdoors no período de 2003 a 2009, a saber: Depoimentos, Cascas, Hollywood e Ritmos, dentre as quais, apresentamos a análise de cinco propagandas de cada campanha. Todas as propagandas analisadas são constituídas por elementos verbais e não verbais, além disso, vários tipos de intertextualidade foram explorados na elaboração das propagandas, configurando um recurso textual argumentativo de grande importância para os anunciantes, já que argumentam a favor de seus interesses. Os conceitos sobre propaganda foram buscados em Carvalho (2009), Sandmann (2003) e Costa (2009). O Funcionalismo, principalmente os estudos sobre iconicidade (GIVÓN, 2001) e informatividade (TOMASELLO, 1998) aliado aos conceitos da Linguística Textual sobre texto, gênero textual, intertextualidade, contexto e multimodalidade (MARCUSCHI 2002, 2008; BAKHTIN, 2003; KOCH, 2004, 2014; KOCH, BENTES, CAVALCANTE, 2007;
CAVALCANTE E CUSTÓDIO FILHO, 2010; CAVALCANTE, 2013;) foram utilizados
como base teórica para investigar o funcionamento dos elementos de natureza adverbial no gênero textual propaganda. A noção de dispensabilidade descrita nas conceptualizações sobre esses elementos é dada pelos estudos tradicionais com vistas a atender à gramaticalidade da oração, abstendo-se dos impactos de sentidos que a aplicação dessa noção de dispensabilidade acarretaria no âmbito pragmático. A análise dos “adjuntos adverbiais” nas propagandas da
Hortifruti possibilitou a percepção de que os elementos de natureza adverbial não podem ser “dispensáveis” se considerarmos os aspectos pragmático-discursivos na língua em uso. Em decorrência disso, detectamos a essencialidade desses elementos para a constituição do gênero textual propaganda, em que sua presença é fundamental para atingir o propósito comunicativo do gênero, contribuindo significativamente para a transmissão dos sentidos pretendidos pelos anunciantes, tendo em vista que os argumentos de venda estão sempre ao seu favor. A presente pesquisa contribui para a caracterização do gênero textual propaganda na medida em que apresenta o funcionamento dos elementos de natureza adverbial sob a ótica pragmáticodiscursiva.

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