O FUNCIONAMENTO DOS ELEMENTOS ADVERBIAIS NO GÊNERO PROPAGANDA
Nome: DIANA RODRIGUES SARCINELLI DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/07/2016
Banca:
Nome | Papel |
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LÚCIA HELENA PEYROTON DA ROCHA | Orientador |
MARIA JUSSARA ABRAÇADO DE ALMEIDA | Examinador Externo |
MARIA MIRTIS CASER | Suplente Externo |
MICHELINE MATTEDI TOMAZI | Suplente Interno |
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JÚNIOR | Examinador Interno |
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é analisar o fenômeno da adjunção adverbial sob a ótica sintático-semântica e pragmático-discursiva na intenção de mostrar que a presença ou a ausência desses elementos em uma sentença, deve ser pensada considerando o contexto pragmático-discursivo. Para tanto, utilizaremos as propagandas da rede varejista de hortifrutigranjeiros Hortifruti, produzidas e disponibilizadas pela empresa MP Publicidade.
Foram analisadas quatro campanhas veiculadas em outdoors no período de 2003 a 2009, a saber: Depoimentos, Cascas, Hollywood e Ritmos, dentre as quais, apresentamos a análise de cinco propagandas de cada campanha. Todas as propagandas analisadas são constituídas por elementos verbais e não verbais, além disso, vários tipos de intertextualidade foram explorados na elaboração das propagandas, configurando um recurso textual argumentativo de grande importância para os anunciantes, já que argumentam a favor de seus interesses. Os conceitos sobre propaganda foram buscados em Carvalho (2009), Sandmann (2003) e Costa (2009). O Funcionalismo, principalmente os estudos sobre iconicidade (GIVÓN, 2001) e informatividade (TOMASELLO, 1998) aliado aos conceitos da Linguística Textual sobre texto, gênero textual, intertextualidade, contexto e multimodalidade (MARCUSCHI 2002, 2008; BAKHTIN, 2003; KOCH, 2004, 2014; KOCH, BENTES, CAVALCANTE, 2007;
CAVALCANTE E CUSTÓDIO FILHO, 2010; CAVALCANTE, 2013;) foram utilizados
como base teórica para investigar o funcionamento dos elementos de natureza adverbial no gênero textual propaganda. A noção de dispensabilidade descrita nas conceptualizações sobre esses elementos é dada pelos estudos tradicionais com vistas a atender à gramaticalidade da oração, abstendo-se dos impactos de sentidos que a aplicação dessa noção de dispensabilidade acarretaria no âmbito pragmático. A análise dos adjuntos adverbiais nas propagandas da
Hortifruti possibilitou a percepção de que os elementos de natureza adverbial não podem ser dispensáveis se considerarmos os aspectos pragmático-discursivos na língua em uso. Em decorrência disso, detectamos a essencialidade desses elementos para a constituição do gênero textual propaganda, em que sua presença é fundamental para atingir o propósito comunicativo do gênero, contribuindo significativamente para a transmissão dos sentidos pretendidos pelos anunciantes, tendo em vista que os argumentos de venda estão sempre ao seu favor. A presente pesquisa contribui para a caracterização do gênero textual propaganda na medida em que apresenta o funcionamento dos elementos de natureza adverbial sob a ótica pragmáticodiscursiva.