Revistas e Publicações

Revista (Con)textos Linguísticos

Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística

ISSN: 1982-291X        e-ISSN: 2317-3475

INDEXADORES NACIONAIS: Diadorim

INDEXADORES INTERNACIONAIS: MLA, Linguistic Abstracts, DOAJ, Google Scholar, Journal Seeker, Latindex, Elektronische Zeitschriftenbibliothek, WZB, SHERPA/RoMEO, J4F.

A Revista online quadrimestral (Con)textos Linguísticos (Qualis B2 atualizado em 2014), do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal do Espírito Santo, recebe artigos inéditos, em fluxo contínuo, de pesquisadores doutores como primeiro autor, que tratem de fenômenos linguísticos em geral, de acordo com um calendário anual definido pelo Conselho Editorial. O link para o acesso a todas as informações da revista é http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/index

 

Revista PERcursos Linguísticos

A Revista eletrônica semestral PERcursos Linguísticos é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que se dedicam aos estudos linguísticos em diferentes níveis, sejam eles doutores, pós-graduandos ou alunos de Iniciação Científica.

A revista possui ISSN 2236-2592 e avaliação B-5 pela Qualis Capes.

http://periodicos.ufes.br/percursos

 

OBRAS PUBLICADAS POR DOCENTES DO PPGEL

A obra Quadrinhos sob diferentes olhares teóricos - Um conjunto de capítulos respeitável de pesquisazadores que produziram uma obra marcante na história dos Estudos de Quadrinhos no Brasil, seja por sua diversidade de orientações teóricas, indo da pragmátiva à Análise do Discurso; perpassando pela Linguística Textual e pela Retórica, seja pela articulação de pesquisas realizadas de Norte a Sul do Brasil; aproximando Estados Brasileiros, Instituições e pesquisadores. 

LINS, Maria da Penha Pereira; CAPISTRANO, Rivaldo. Quadrinhos sob diferentes olhares teóricos. 1° Ed. Vitória/ES. Editora PPGEL/UFES, 2014.  

 

A obra Espaços da Textualidade e da Discursividade no Ensino de Lingua Portuguesa - Espaços da textualidade e da discursividade no ensino de leitura e escrita em Língua Portuguesa é a proposta de colocar em pauta um diálogo entre teorias de texto e de discurso com as investigações sobre práticas pedagógicas no ensino de leitura e escrita em Língua Portuguesa.

NASCIMENTO, Jarbas Vargas (Org.). Espaços da Textualidade e da Discursividade no Ensino de Lingua Portuguesa. 1º ed. São Paulo/SP. Editora Terracota, 2012.

      

A obra O humor como discurso de prevenção: o cartum sob a ótica da pragmática - Trata-se de diferentemente dos estudos sobre uso da língua do ponto de vista dos recursos puramente estruturais efetivados pela lingüística tradicional, os estudos pragmáticos vão deter suas observações no uso da língua condicionado pelas diversas situações sociais.

LINS, Maria da Penha Pereira.; GONÇALVES, Lorena Santana. O humor como discurso de prevenção: o cartum sob a ótica da pragmática. 1º ed. Vitória/ES. Editora PPGEL/UFES, 2012.

   

A obra Em(n)torno de Bakhtin – questões e análises: reúne trabalhos de pesquisa em linguística aplicada e estudos sobre texto e discurso sob o fio dialógico bakhtiniano. Esse fio discursivo nos conduz a reflexões sobre questões históricas, como a trajetória epistemológica e autoral de Mikhail Bakhtin, teóricas, como as discussões sobre as noções de valor, entonação, estilo, autoria e gêneros do discurso, e metodológicas, como os estudos sobre escrita em uma perspectiva dialógica e a confluência do pensamento bakhtiniano com o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Todas essas questões estão articuladas a análises de enunciados concretos diversos: textos escolares, de diferentes níveis, artigos jornalísticos, redações de vestibulares, raps e hipertextos.

VIDON, Luciano Novais.; FIAD, Raquel S. (Orgs.). Em(n)torno de Bakhtin – questões e análises. 1º ed. Vitória/ES. Editora Pedro e João Editores, 20

 

A obra Questões Linguísticas: abosrdagens funcionalistas - trata-se de que a gramática é compreendida por um conjunto de esquemas/processos simbólicos utilizado na produção e organização do discurso. Desse modo, configura-se em categorias morfossintaticas rotinizadas, exibindo padrões funcionais mais regulares e formas alternativas em processo de mudança motivada por fatores cognitivo-interacionais. 

ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da.; DIAS, Luiz Francisco. (Orgs.) Questões Linguísticas: abordagens funcionalistas. 1º ed. Vitória/ES. Editora GM Gráfica e Editora, 2014.

 

 

A obra Textualidades contemporâneas: palavra, imagem, cultura (e-book): desenvolve o entrelaçamento complexo da imagem e do texto, do corpo e do som, do gesto e do signo, de um lado, e, de outro, oferece evidência da centralidade desse processo na procura das artes e da literatura contemporânea por novas formas de realismo. O livro é composto por um conjunto de ensaios que costuram essas duas linhas de investigação.

ALMEIDA, Júlia. Textualidades contemporâneas | palavra, imagem, cultura (e-book). Editora: EDUFES, Vitória/ES. 2012.

 

 

A obra Da análise descritiva aos estudos discursivos da linguagem: a Linguística no Espírito Santo -  reune um conjunto de pesquisadores que apreentam estudos sob diferentes orientações teórioc-metodologico da ciência da linguagem. 

LINS, Maria da Penha Pereira; VIDON, Luciano Novaes (Orgs.) . Da análise descritiva aos estudos discursivos da linguagem: a Linguística no Espírito Santo. 1. ed. Vitória: Editora PPGEL, 2009.

 

   

 

   

 

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