Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

As atividades do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos estão em consonância com diversas demandas da comunidade acadêmica local e nacional (vide seção "Atividades Complementares"). Através de seus projetos de pesquisa, de seus núcleos, de suas publicações e de seus eventos, o Programa tem conseguido se aproximar cada vez mais dos anseios de toda a comunidade acadêmica, dentro e fora da Ufes. Bons exemplos são as atividades desenvolvidas pelos núcleos vinculados ao Programa. O NUPETEC, através do Projeto de Extensão Releitores, tem uma equipe, coordenada pela professora Micheline Mattedi, formada por professores e alunos da Ufes, professores da rede pública e colaboradores, que atende à comunidade no que diz respeito à revisão e análise de textos. O TEI, coordenado pela Profa. Lillian DePaula Filgueiras, a partir de uma equipe de monitores e colaboradores, tem prestado valiosos serviços à comunidade em relação a trabalhos de tradução, cursos e eventos com foco nessa temática. Essas atividades têm relação direta com o Projeto 5ª Habilidade, desenvolvido pela Profa. Lillian DePaula.
Além disso, como consta na seção "Objetivos", "o Programa tem se constituido em foco de pesquisa e formação de linguistas e professores de Linguística no Estado e região". Nossos ex-alunos atuam atualmente em universidades públicas e/ou privadas da Grande Vitória e até de outros estados. Além dos cursos superiores, nossos ex-alunos vem atuando em escolas de ensino médio e fundamental da Grande Vitória, do Espírito Santo e também de outros estados, a saber: Escola Estadual Santo Antônio (Miraí-MG), SESI (Cariacica-ES), Centro Universo de Educação de Desenvolvimento (Vitória-ES), Rede Sagrado Coração de Maria (Vitória-ES), EEEM Marinete de Souza Lira (Serra-ES), Prefeitura Municipal da Serra (Serra-ES), EMEF Dom Helder Pessoa Câmara (Jacaraípe-ES), Secretaria de Educação do Espírito Santo (Vitória-ES), Prefeitura Municipal de Vila Velha (Vilha Velha-ES), Centro Educacional Leonardo Da Vinci (Vitória-ES), UMEF Antônio Bezerra de Farias (Vila Velha-ES), EEEFM Zumbi dos Palmares (Serra-ES), EEEFM Nair Miranda (Fundão-ES), Escola Theodomiro Ribeiro Coelho (Cariacica-ES), SESI (Vila Velha-ES), EMEF Álvaro de Castro Matos (Vitória-ES), Escola Monteiro Lobato Cems (Vitória-ES), Escola Municipal "Alberto de Almeida" (Vitória-ES), Colégio Ápice (Jacaraípe-ES), EEEFM. Hilda Miranda Nascimento (Serra-ES) e EMEF Prof. Naly da Encarnação Miranda (Serra-ES).

Nucleação:

A realização do I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos em outubro de 2011 contou com a participação de pesquisadores de diferentes estados brasileiros (SP, DF, SE, AL, MG, GO, SC, RS, BA, RN, PE, PR), oportunidade em que houve a possibilidade de divulgação de trabalhos realizados no âmbito do PPGEL e troca de experiências entre participantes do evento. Além disso, o convênio PROCAD-NF 2009, que congregou à UFES as universidades UNICAMP e UFMG proporcionou uma ampliação das discussões teóricas de pesquisas entre investigadores dessas três IES.

Pode se considerar também como fator de nucleação a atuação de egressos do curso em ensino dos três níveis no Espírito Santo e em outros estados, além de participações em congressos regionais e nacionais.

Visibilidade:

A significativa procura pelo ingresso no Programa nos últimos anos, a participação nesse processo de candidatos de outros estados e o interesse crescente de graduandos e graduados na Ufes demonstram que o Mestrado em Estudos Linguísticos da Ufes tem tido uma visibilidade significativa, tanto no cenário local, quanto nacional. A respeito da relação com a Graduação, destaque-se a participação de alunos dos cursos de graduação em Letras da Ufes no Programa de Iniciação Científica. O programa conta, atualmente, com dezenas de alunos de IC, todos com bolsas. Nesse sentido, através da Iniciação Científica, estamos preparando futuros candidatos ao Mestrado em Estudos Linguísticos e, mais do que isso, promovendo a integração com a graduação e formando professores de Língua Portuguesa e/ou de Língua Inglesa pesquisadores em Linguística.
O Programa se tornou, também, visível à comunidade acadêmica através dos eventos em que participou ativamente ou que promoveu. A participação de professores e alunos vinculados ao Programa nas últimas Semanas de Letras do Departamento de Línguas e Letras merece destaque, a começar pela participação, na organização do evento, dos coordenadores do mestrado. Foi significativa a participação dos professores do programa, coordenando sessões temáticas em torno de seus projetos de pesquisa. Nessas sessões, como pode ser constatado ao longo do Relatório, apresentaram trabalhos alunos do Mestrado, alunos de Iniciação Científica e seus respectivos professores-orientadores. Além disso, tivemos também a participação de professores do programa em conferências, mesas-redondas e mini-cursos promovidos pelo evento.
O Programa, ainda, se tornou visível à comunidade através dos eventos que promoveu, como o Ciclo de Palestras do PPGEL e o evento anual, desde 2007, "Colóquio de Estudos Lingüísticos". Especialmente este último apresentou à comunidade os projetos de pesquisa em andamento no Mestrado, as linhas de pesquisa e as perspectivas teóricas e metodológicas desenvolvidas por professores e alunos. Além disso, a partir das palestras de pesquisadores renomados nacional e internacionalmente (vide seção "Outras Informações" e "Intercâmbios Institucionais"), os participantes tiveram contato com as perspectivas atuais dos estudos em linguagem, tanto em relação às pesquisas em texto e discurso, quanto às pesquisas em análise e descrição lingüística.
Como mostrado na "Produção Intelectual", o Mestrado em Estudos Lingüísticos da Ufes, através tanto do corpo docente, quanto do corpo discente, tem participado ativamente de eventos nacionais e internacionais, atuado em grupos de pesquisa e associações da área, e publicado trabalhos em anais de eventos, artigos em periódicos diversos, capítulos de livros e livros integrais.
Além disso, vale destacar a publicação anual, desde 2007, da Revista (Con)Textos Lingüísticos, editada pelo PPGEL, um espaço importante de visibilidade dos trabalhos de pesquisa de professores e alunos, bem como da comunidade acadêmica mais ampla. Para 2010, já está previsto o quarto número de nossa revista, com lançamento previsto para setembro, além de proposta de um número especial contendo as sínteses das dissertações defendidas no programa até o presente momento.
Em 2009, o programa teve grande visibilidade nacional através do Abralin em Cena ES que trouxe para Vitória grandes nomes do cenário atual da Lingüística no Brasil, o que muito repercutiu tanto internamente, no programa, quanto externamente, na relação do PPGEL com outros programas de pós-graduação, principalmente os já consolidados no país. Foi uma oportunidade ímpar de nos integrarmos com outros pesquisadores e buscar parcerias e convênios para os nossos projetos de pesquisa. Fruto desse evento é o atual convênio de cooperação interinstitucional com a UNICAMP e a UFMG, que ampliará ainda mais os nossos horizontes de pesquisa, fortalecendo-nos para um futuro doutorado a partir de 2013 (vide seção "Intercâmbios institucionais" para os eventos realizados em 2010).
Além dessas informações, o programa conta com um site com domínio próprio com informações burocráticas sobre o programa, processo seletivo, referências ao currículo lattes dos professores e aos projetos de pesquisa dos professores. O site antigo está situado em http://www2.cchn.ufes.br/ppgel/ e está sendo, paulatinamente, mudado para o site oficial do mestrado situado em http://www.linguistica.ufes.br/. Além disso, os professores estão sendo encorajados pelo Coordenador a criarem seus próprios sites e/ou blogs com informações detalhadas de suas pesquisas. Um dos primeiros a fazer isso foi o Dr. Luciano Vidon, cujo blog está situado em http://www.gebakhufes.blogspot.com/.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910