Texto, referenciação e argumentação

Resumo: Neste projeto, partimos do pressuposto de que i) o uso da linguagem é regido pela intenção dos sujeitos e, consequentemente, ii) todo texto é guiado por uma orientação argumentativa (ELIAS; CAVALCANTE, 2018). Nesse sentido, o texto, quando não pretende persuadir diretamente, evidencia uma dimensão argumentativa, que diz respeito à transmissão de um ponto de vista sobre as coisas do mundo (AMOSSY, 2018). Em vista disso, objetivamos analisar e explicar como as escolhas textuais dos sujeitos constituem relevantes estratégias de argumentação. De modo específico, nossa atenção se volta para o modo com a introdução, a manutenção e a progressão dos referentes (ou objetos de discurso) assinalam pontos de vista e orientam argumentativamente para uma dada conclusão, contribuindo para a produção de sentido. Fundamentamos teórico-metodologicamente este projeto nos estudos sobre referenciação (CAVALCANTE, 2012; CAVALCANTE et al, 2017; KOCH, 2015) e sobre argumentação (AMOSSY, 2018; CAVALCANTE; PINTO; BRITO, 2018; ELIAS; CAVALCANTE, 2018; KOCH; ELIAS, 2016).

Data de início: 20/05/2019
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JÚNIOR
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910