A Semântica no ensino de línguas

Resumo: Para esse projeto de pesquisa estamos propondo-nos à seguinte tarefa: pensar a semântica em salas de aula de ensino língua portuguesa e / ou estrangeira. Os temas escolhidos envolvem três subprojetos de pesquisa relacionados: sinonímia, antonímia e metáfora. A escolha desses temas deve-se a um recorte bastante inicial de alguns temas que sabemos são ou foram abordados, com muita freqüência, em salas de aula, quando do ensino da língua materna ou mesmo no ensino de uma segunda língua. Já a Antonímia será abordada em cotejo com o dualismo enquanto princípio filosófico, por um estudante da área de filosofia. Tendo como pressuposto uma abordagem discursiva dos fatos semânticos, pretendemos questionar as abordagens puramente centradas no significado, para então observar como vem se dando o ensino desses temas, a partir da observação de manuais didáticos e de entrevistas com professores, para então propor questionamentos e possíveis estratégias didáticas. Com essa pesquisa temos por objetivo não só contribuir com questões sobre o ensino de língua materna e estrangeira, como também alicerçar uma perspectiva Semântica menos formalista, mais voltada para o texto enquanto discurso e, portanto, uma Semântica que tenha por foco o sentido em suas várias dimensões.

Data de início: 2009-08-01
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Virginia Beatriz Baesse Abrahão
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910