Discurso, sociedade e poder: estratégias e estruturas discursivas nos discursos da mídia jornalística

Resumo: O objetivo deste projeto é dar continuidade ao estudo das relações de poder no discurso midiático veiculado na sociedade que temos desenvolvido no Grupo de Estudos Sobre Discurso Midiático (GEDIM/UFES). O discurso é entendido nesta pesquisa como prática social. Essa visão do discurso é defendida pelos Estudos Críticos do Discurso (ECD), cujo aporte teórico e metodológico sustenta esta pesquisa, em especial, os trabalhos de van Dijk (1990, 1998, 2003, 2006, 2010, 2011, 2012, 2014). O corpus se constitui de textos escritos que circulam na mídia jornalística. O levantamento dos textos para a pesquisa é feito por meio dos arquivos digitais dos jornais a partir dos próprios buscadores que cada instituição jornalística oferece. Esta pesquisa se justifica na medida em que, ao analisar os discursos que circulam no meio midiático e que são oferecidos à sociedade como fonte de informação, seremos capazes de reconhecer como o exercício e a manutenção do poder e de suas bases ideológicas se constituem, além de se reproduzirem e se perpetuarem na estrutura social, pelo viés midiático. O resultado de uma pesquisa desse porte pode contribuir para que os futuros professores trabalhem o texto midiático de forma mais crítica e, portanto, formem leitores críticos que possam perceber e reconhecer as diferentes estruturas e estratégias utilizadas pela mídia para fazer valer a dominação da elite simbólica.

Data de início: 2016-05-09
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Maruza Brasil Boone
Aluno Mestrado Anna Maria Martins Souza
Aluno Mestrado Tamiris Demoner
Aluno Mestrado Jéssica Cabral Ortega
Aluno Mestrado Priscila Mion Ferreira Egidio

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