A eficácia do TOEFL ITP na avaliação da proficiência linguística de alunos A2 (CEFRL) do Centro de Línguas/UFES

Resumo: A língua inglesa (LI) tem assumido papel central no processo de internacionalização das universidades brasileiras, dada sua relevância como língua internacional da ciência. Nesse sentido, é fundamental refletir acerca da proficiência dos envolvidos nesse processo, destacando a necessidade de alunos e servidores estarem equipados para lidar com essa demanda (Finardi e França, no prelo). Considerando a importância do desenvolvimento da proficiência linguística da comunidade acadêmica para que todos possam participar ativamente do processo de internacionalização, propomos avaliar a proficiência em LI dos alunos-participantes antes e após um período instrucional de 60h durante um semestre. O objetivo deste projeto é verificar a eficácia do TOEFL ITP como instrumento de avaliação da proficiência linguística de alunos brasileiros, bem como analisar os resultados do programa de ensino de língua inglesa do Centro de Línguas – UFES em nível A2 para o desenvolvimento da proficiência desses alunos. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa. Os procedimentos de coleta de dados são: aplicação do TOEFL ITP antes e após o curso, questionários e entrevistas. Esperamos analisar como um programa instrucional de 60h pode contribuir para melhor desempenho no TOEFL ITP e qual a eficácia desse exame na avaliação da proficiência desses participantes.

Data de início: 2016-02-10
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Claudia Jotto Kawachi Furlan
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