Semâtica e Ensino

Resumo: A Semântica, enquanto situada dentro das ciências da linguagem ocupa-se das questões de significação em uma língua natural. Evidentemente, as questões relativas à significação ou, mais propriamente, à produção de sentidos, perpassam diferentes áreas do conhecimento humano, pois a reflexão sobre os diversos sentidos produzidos em uma sociedade leva, sem dúvida, a uma melhor compreensão da mesma, bem como dos sujeitos que dela participam. Desse modo, as questões semânticas recobrem tanto fatores sintáticos, morfológicos e pragmáticos, como também fatores da ordem do filosófico, do antropológico, do sociológico, dentre tantos campos a ela imbricados. Portanto, a tarefa a que estamos nos propondo, nesse projeto de pesquisa: pensar a semântica, em salas de aula de língua portuguesa e estrangeira, não é de todo simples. Tendo como pressuposto uma abordagem discursiva dos fatos semânticos, pretendemos questionar as abordagens puramente centradas no significado, para então observar como vem se dando o ensino desses temas, a partir da observação de manuais didáticos e de entrevistas com professores, para então propor questionamentos e possíveis estratégias didáticas. No entanto, teremos, antes de tudo, que propor um estudo teórico de cada um desses três temas, a partir de uma abordagem semântico-discursiva. Com essa pesquisa temos por objetivo não só contribuir com questões sobre o ensino de língua materna e estrangeira, como também alicerçar uma perspectiva semântica menos formalista, mais voltada pro texto enquanto discurso e, portanto,uma semântica que tenha por foco o sentido em suas várias dimensões.

Data de início: 2013-11-18
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Virginia Beatriz Baesse Abrahão
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910