Análise dos atos de fala em livros didáticos de inglês no ensino médio.

Resumo: A aquisição adequada dos atos de fala da cultura alvo é primordial para que o aprendiz de uma língua estrangeira possa atuar eficazmente na mesma. Embora eles sejam universais, são também culturais, ou seja, sua realização varia de uma cultura para outra. As pesquisas em língua estrangeira têm verificado que os aprendizes não apenas interpretam os atos de fala incorretamente, mas também os utilizam de tal forma que ameaçam tanto a face positiva como a negativa do interlocutor, assim como, a própria, gerando dessa forma mal entendidos. Em vista disso, o presente trabalho visa analisar o grau de polidez dos atos de fala presente nas atividades pedagógicas do livro didático de inglês, adotado no ensino médio das escolas públicas. Será feita uma análise utilizando-se o paradigma de pesquisa “Exploratório-quantitativo–Interpretativo”. Espera-se que os resultados possam contribuir de maneira para a conscientização de professores, no que diz respeito a utilização do livro didático, bem como, de autores, no sentido de viabilizar o aprimoramento dessa ferramenta de trabalho tão importante no desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendizes. Ao mesmo tempo, esperamos também sensibilizar as autoridades competentes na escolha dos livros que devem fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático.

Data de início: 2012-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Aurélia Leal Lima Lyrio
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910