Descrição formal para elaboração de recursos linguísticos para o processamento automático do português do Brasil

Resumo: Este projeto visa descrever itens lexicais do português do Brasil para contribuir na construção e na atualização de recursos linguísticos. Os recursos são dicionários e gramáticas concebidos e realizados para ser utilizados no processamento automático da linguagem. Essa pesquisa necessita de uma análise das propriedades linguísticas dos itens lexicais. As propriedades representam possibilidades de variação formal (propriedades morfossintáticas), e possibilidades de combinação desses itens com outros em contexto de uso (propriedades sintático-semânticas).
Essas pesquisas se justificam pelas seguintes razões. Primeiro, elas contribuem na elaboração do conhecimento linguístico sobre o português do Brasil. Segundo, esse tipo de conhecimento linguístico sobre o português do Brasil tem aplicação no ensino fundamental, médio e superior. Enfim, os recursos construídos serão colocados à disposição do público, de modo que possam ser usados por pesquisadores e empresas de processamento de línguas.
A parte morfossintática do projeto se fundamenta num modelo clássico da morfologia flexional, com as noções de item lexical, lema e traços flexionais. A parte sintático-semântica exige os procedimentos de análise de itens lexicais propostos pelo método do léxico-gramática, respaldado por princípios teóricos inspirados por Z. Harris. A análise linguística é feita a partir de dois tipos de dados. Por um lado, examinam-se formas linguísticas atestadas pelo uso na web. Por outro, fundamenta-se na competência linguística do falante nativo. A análise dos fatos assim observados leva a descrever o comportamento dos itens, e a codificar o resultado da descrição em tabelas de propriedades ou pelo meio de códigos flexionais.

Data de início: 01/08/2012
Prazo (meses): 12

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910