Métodos Digitais para detecção de desinformação e toxicidade em discussões políticas digitais

Resumo: Trata-se de pesquisa sobre disseminação de desinformação em múltiplas plataformas durante contextos eleitorais. Para isso, a abordagem teórica escolhida se vincula aos estudos baseados em Métodos Digitais (digital methods) - que são técnicas para o estudos das metamorfoses sociais traçadas a partir de dados nativos dos ambientes digitais.

Para essa pesquisa, a extração, mineração e visualização de dados digitais são etapas básicas para formar o corpus necessários para detecção e análise de desinformação que circulam no Twitter, Telegram, Youtube, Facebook e Instagra, então plataformas onde práticas discursivas multi-modais são realizada.

Do ponto de vista da análise, esse projeto combina Métodos Digitais com a análise crítica do discurso, focando em compreender como a negatividade, incivilidade e toxicidade são características da informação enganosa e hostil em rede, estimulando atitudes públicas baseadas no cinismo, desconfiança e polarização discursiva.

Nesse novo ciclo de pesquisa, nosso projeto pretende analisar o alto grau de hostilidade nas dinâmicas da comunicação nas redes sociais, centrando-se no campo político, especialmente, em contextos eleitorais, uma vez que, segundo nossa hipótese, trata-se de universo discursivo onde o fenômeno da polarização política é bem documentado.

Data de início: 01/03/2021
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador FABIO LUIZ MALINI DE LIMA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910