A questão do valor na linguagem para (o círculo de) Bakhtin

Nome: MARILÉIA TENÓRIO DIONÍSIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/04/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS ALBERTO FARACO Examinador Externo
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador

Resumo: Pesquisar no pensamento do Círculo de Bakhtin a questão do valor ou axiologia desdobrada na concepção de linguagem constitui o objetivo desta investigação. Reelaborado como pergunta de trabalho, assim pode ser formulada: qual o estatuto do valor em sua relação com a linguagem para o Círculo? Até o presente momento, entre os estudos que se apóiam no pensamento bakhtiniano publicados no Brasil e considerados nesta pesquisa, inexiste um que tenha como foco principal a dimensão axiológica, muito embora a maior parte deles contemple de uma maneira ou de outra as noções com ela imbricada e/ou a ela associadas com intermitência conceitual e terminológica: entonação, entoação, tom emocional-volitivo, tom, tonalidade, índice social de valor, expressividade, apreciação, acento (apreciativo, avaliativo ou de valor), posicionamento valorativo, julgamento de valor, avaliação e ideologia. Considero mais representativas entre eles as análises de Faraco (2006a, 2007a) defendendo que a axiologia é um dos três eixos orientadores da concepção bakhtiniana de linguagem; de Miotello (2007b) e de Ponzio (2008), ambos abordando o valor predominantemente envolto nas discussões sobre ideologia; de Amorim (2006, 2007, 2009), ao chamar a atenção para o enfoque ético; de Sobral (2007a, 2007b, 2007c, 2008, 2009), que destaca as discussões de cunho filosófico; de Souza (1999) contemplando aspectos do valor na linguagem dentro da ―teoria do enunciado concreto‖ e de Tezza (2003), embutida na sua tese sobre a relação poesia-prosa para Bakhtin. É também em Bakhtin, na vertente epistemológica de seu pensamento, que busco orientação para esta pesquisa teórica, cuja característica predominantemente bibliográfica é re-significada nos limites deste trabalho, na medida em que se tenta estabelecer diálogos entre uma parte dos textos do Círculo publicados em português, os textos dos leitores-estudiosos bakhtinianos, principalmente os acima mencionados, e o texto desta dissertação. Por fim, propor uma tarefa cujo principal resultado poderá contribuir para o preenchimento da lacuna apontada justifica esta pesquisa.

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