A Rotulação no Discurso: uma Estratégia Sociocognitivo-interacional no Fazer Textual

Nome: ARLENE DE ARAUJO SAIB
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/02/2008

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HILDA DE OLIVEIRA OLÍMPIO Orientador
INGEDORE GRUNFELD VILLAÇA KOCH Examinador Externo
LUCIANO A. ALVARENGA Examinador Interno

Resumo: Essa pesquisa questiona a noção de referencia como representação extensional dos referentes entendidos como categorias do mundo e, apoiando-se numa concepção sociocognitivo-interacional de linguagem, defende a referenciação como atividade discursiva voltada para a criação de objetos-de-discurso ancorados no contexto enunciativo e produzidos no fazer textual. O recorte teórico-metodológico proposto focaliza as estratégias de rotulação (de criação de formas nominais referenciais) as quais criam um dominio conceitual para a interpretação das informações-suporte presentes num texto-fonte, geralmente uma proposição ou uma sequência de proposições com independência enunciativa. A análise fundamenta-se num certo grau de indeterminação da linguagem e na dinâmica da (re)categorização como índice de uma estratégia discursiva em que os rótulos desempenham papel relevante tanto no encadeamento discursivo das unidades informativas dos textos quanto na organização semântico-argumentativa global do discurso. Por essa via de análise, os rótulos constituem paráfrases resumitivas com papel coesivo bem definido na superfície textual. Entretanto, a escolha da construção nominal (tanto do núcleo quanto dos determinantes) depende muito mais da interação entre os sujeitos envolvidos no processo interativo do que na relação de correferência buscada na semântica dos objetos ou dos fatos enunciados. O exame do corpus, constituído de textos opinativos presentes na mídia impressa brasileira e colhidos no período de dezembro de 2005 a dezembro de 2007, apontou para a necessidade de ultrapassar o plano das relações anafóricas e integrar o funcionamento dos rótulos num referencial dêitico-enunciativo de linguagem.

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