A ABORDAGEM DE PROBLEMAS SOCIAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE
INGLÊS: EFEITOS DE SENTIDO A PARTIR DA ANÁLISE MATERIALISTA DE
DISCURSO

Nome: GUILHERME BENEDITO PEREIRA DA SILVA

Data de publicação: 31/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIS FERNANDO BULHOES FIGUEIRA Orientador

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar os discursos presentes no livro didático
English and More! (Weigel; Reschke, 2020), publicado pela editora Richmond
Educação, a fim de compreender se há efeitos de sentido que remetem a ideologias
reacionárias na abordagem de problemas sociais. Esta pesquisa tem como base a
Análise Materialista de Discurso (Pêcheux, 2014) e recorre à Teoria Marxista da
Dependência (Bambirra, 2019) para compreender o contexto político e
socioeconômico brasileiro em que o livro está inserido. Lançamos mão da Análise do
Discurso desenvolvida por Michel Pêcheux, que busca compreender como o discurso
produz efeitos de sentido a partir de operadores como pré-construído, formação
discursiva, interdiscurso e intradiscurso, entre outros. É, também, a partir da produção
de Eni Orlandi que fundamentamos nossa análise, recorrendo à sua produção sobre
o silêncio no discurso (Orlandi, 2007). Dito isso, ao identificarmos discursos presentes
no livro didático que se voltam a problemas sociais advindos das próprias contradições
do sistema capitalista, efetuamos duas análises a partir das ferramentas teóricas da
Análise Materialista de Discurso, examinando as estratégias discursivas, o
apagamento de discursos transgressores e a promoção de discursos que não buscam
a superação do sistema capitalista mesmo que, em última instância, o próprio livro
reconheça a existência dos problemas sociais abordados como parte do sistema em
que ele se insere. Identificamos indícios que sugerem que o livro didático analisado
age de maneira pacificadora em prol da burguesia dado o fato que foram observadas
formações discursivas que silenciam e neutralizam problemas sociais e possíveis
discursos transgressores, assim como promovem discursos conservadores, evitando
uma abordagem que discuta a origem de problemas sociais e a superação do sistema
capitalista, corroborando com nossos pressupostos iniciais.

Palavras-chave: Análise Materialista de Discurso. Livro didático. Problemas sociais.
Ideologia. Capitalismo

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