PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL COMO ELABORADORES(AS) DE
MATERIAL DIDÁTICO COM FOCO NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM
CRIANÇAS

Nome: ROVENA NAUMANN ZANOTELLI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/08/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador
GIULIANA CASTRO BROSSI Suplente Externo
MARIANA GUEDES SECCATO Examinador Externo
PEDRO HENRIQUE WITCHS Suplente Interno
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: As relações entre material didático e a educação linguística, embora estejam
presentes na prática diária de professores(as) de inglês, revelam questões que
precisam ser discutidas no campo da linguística aplicada crítica. A definição de
material didático adotada neste trabalho está em consonância com a proposta de Tomlinson (2012) e Harwood (2010), ou seja, material didático é tudo aquilo que auxilia professores(as) em sala de aula, desde que tenha um propósito pedagógico. A seleção, adaptação, elaboração e utilização adequada de material didático podem representar um desafio para professores(as), especialmente no contexto de educação linguística com crianças (ELIC), considerando o silenciamento dos documentos oficiais, a necessidade de constante formação docente para ELIC, e as especificidades desta faixa etária. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar e discutir as perspectivas de professores(as) em formação inicial sobre a elaboração de material didático para crianças. Os(as) participantes deste estudo são alunos(as) do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que cursaram a disciplina optativa de ELIC. Os dados gerados foram obtidos através de uma entrevista por escrito realizada pelo Google Forms, com perguntas sobre elaboração e adaptação de material didático para crianças, a análise de uma unidade didática (UD) para crianças da educação infantil e uma entrevista semi-estruturada após a apresentação desta UD. Espera-se, com este estudo, refletir acerca das perspectivas dos(as) professores(as) em formação inicial sobre material didático, buscando contribuir para a produção de conhecimento sobre temas de extrema importância que impactam diretamente o ensino de inglês com crianças. Palavras-chave: Material Didático, Formação Inicial de Professores, Educação Linguística com Crianças.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910