Ensino de língua inglesa com crianças: saberes docentes e práticas
pedagógicas em tempos pandêmicos

Nome: JHONATAN CARVALHO SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PEDRO HENRIQUE WITCHS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CHRISTINE SANT ANNA DE ALMEIDA Suplente Externo
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Interno
FLAVIA MEDEIROS ÁLVARO MACHADO Examinador Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Suplente Interno
JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI Examinador Externo

Páginas

Resumo: Discussões sobre o ensino de língua inglesa com crianças estão ganhando cada vez mais espaço dentro das áreas da Linguística Aplicada e da Educação, tanto que tenho notado uma crescente busca por investigações que revelem como é desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças, já que não há políticas públicas educacionais no Brasil que respaldem e contribuam para a formação inicial dos(as) professores(as) que atuam nesse contexto de ensino. Se a priori já era possível observar um enorme esforço docente no tocante ao fazer pedagógico, diante do atual contexto pandêmico (2020-2022), em que as aulas passaram a ser ministradas em formato de
ensino remoto on-line emergencial, professores(as) precisaram (re)construir seu fazer docente de maneira imediata, de modo a atender a essa nova conjuntura educacional. Para tanto, com esta pesquisa, objetivo analisar a (re)construção de saberes docentes em práticas de ensino de língua inglesa com crianças com faixa etária que integra os segmentos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas regulares privadas e de escolas de idiomas em Vila Velha/ES e Vitória/ES durante o período da pandemia de Covid-19 entre os anos 2020 e 2021. Desse modo, foi
evidenciado o contexto de atuação dos(as) docentes convidados(as) a participar da investigação que atuam nesses contextos de ensino. Para tal, ancorei este estudo em uma perspectiva de natureza qualitativa-interpretativa de cunho exploratório, utilizando como método de investigação um questionário eletrônico padronizado e entrevistas semiestruturadas, ambos on-line. Como resultado, observei (i) que os saberes docentes são sustentados pela formação inicial ou continuada, possibilitando aos participantes
conceberem razões para a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira desde a infância, (ii) que esses saberes também são oriundos da experiência pedagógica em instituições de ensino particulares em que existe o uso de tecnologias digitais há mais tempo e (iii) que as condições sociais e econômicas das crianças são aspectos importantes à realização de atividades educacionais remotas em meio à pandemia. Por fim, esta pesquisa oferece contribuições para os(as) professores(as) refletirem sobre seus percursos
formativos de modo a (re)construir os seus próprios saberes docentes, visando a uma educação linguística mais crítica, consciente e horizontal com as crianças. Palavras-chave: Ensino de inglês para crianças. Ensino remoto. Letramentos críticos. Práticas pedagógicas. Saberes docentes.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910