AFILIAÇÃO E TEMPORALIDADE EM UMA DISCUSSÃO SOBRE FEMINICÍDIO

Nome: ANA LUIZA HENRIQUES COAN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/07/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Interno
DANIELA NEGRAES PINHEIRO ANDRADE Examinador Externo
IGOR CASTILHO PORSETTE Suplente Externo
PEDRO HENRIQUE WITCHS Suplente Interno
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Resumo: A sala de aula muitas vezes é o espaço de oportunidade para ocorrência de certas ações que podem ter como consequência diferentes respostas aos participantes desse evento interacional. Além disso, essas respostas podem estar em conformidade com o que foi exibido anteriormente na interação ou não. Em outras palavras, certas ações responsivas podem-se afiliar (ou não) ao que foi dito anteriormente. E essas ações responsivas acontecem tanto de forma verbal, isto é, pelo uso de elocuções emitidas pelos sons vocais, quanto de forma corporificada, ou seja, através de expressões faciais e gestuais, ou ainda por olhares, movimentos do torso, entre outras possibilidades. Os dados analisados nesta dissertação integram o corpus do Grupo Linguagem, Interação e Etnometodologia (GLIE) e são transcritos de acordo com o modelo Jefferson (2004) de transcrição. Para analisar também os elementos não verbais presentes, utilizamos a transcrição multimodal (Mondada, 2018). Os dados e as análises presentes nesta pesquisa mostram, à luz das perspectivas teórico-metodológicas da Análise da Conversa e da Etnomtedologia, de que maneira os alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal da Grande Vitória, demonstram apoio ou não ao que foi dito anteriormente -(des)afiliação –seja de maneira corporal ou verbal, no mesmo turno do falante ou no turno seguinte. Nesse sentido, esse trabalho visa não só a discutir os conceitos de afiliação e desafiliação, mas como os mesmos podem ocorrer tanto de forma concomitante como subsequente, além de contribuir com os estudos sobre questões de gênero em cenários escolares. Palavras-chave: Afiliação, Temporalidade, Questões de gênero em cenários escolares,Análise da Conversa Multimodal.

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