Estudo acústico comparativo da pronúncia de alunos de língua inglesa com
falantes nativos americanos.

Nome: CARMEM ZELIA SCHMIDT DO NASCIMENTO GOLDNER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO RODRIGUES MEIRELES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO RODRIGUES MEIRELES Orientador
BEATRIZ RAPOSO DE MEDEIROS Suplente Externo
LILIAN COUTINHO YACOVENCO Examinador Interno
MARIA MARTA PEREIRA SCHERRE Suplente Interno
THAIS CRISTÓFARO SILVA Examinador Externo

Resumo: Uma pesquisa sobre os sons da fala em língua inglesa (LI) voltada para a investigação da produção de estudantes do Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo (NL(UFES)) em Vitória – ES, pode indicar uma aproximação ou distinção entre fones produzidos por eles, que estão em um ensino formal de LI e os produzidos por falantes nativos do inglês americano. Nesta dissertação, objetivamos desenvolver uma análise acústicocomparativa entre alunos de LI e falantes nativos americanos para verificarmos suas produções vocálicas das vogais altas: [i:] - [ɪ], [u:] - [ʊ] em pares mínimos, para obtermos um diagnóstico acerca da produção oral de cada fone, assim como as prováveis similaridades e diferenciações sonoras entre as vogais e seus pares, por meio da averiguação de valores de frequência e duração. As características acústicas das vogais altas produzidas pelos sujeitos desta pesquisa são avaliadas através de parâmetros de qualidade vocálica, o que permite distinguir medições na duração dos segmentos em tempo por segundo, bem como nos valores de F1 e F2 (em Hz), os quais se diferenciam entre a LP e a LI. Esses valores de frequência tornam possível verificarmos, através de F2, o movimento de avanço / recuo e, de F1, a altura, do corpo da
língua durante a articulação dos segmentos, assim como podemos medir o tempo de sustentação da vogal na faixa de produção sonora que, na LI, são marcadamente diferentes entre os pares mínimos. A respeito da metodologia de pesquisa, foram convidados 5 (cinco) sujeitos do sexo feminino: duas americanas, nascidas nos Estados Unidos da América, no Estado de Minnesota
e três alunas do NL(UFES). Aplicamos um questionário em formato de formulário google às alunas e, outro, traduzido e modificado, às nativas americanas, que tornou possível traçar o perfil estruturado de cada sujeito. Para as alunas perguntamos o nome de preferência na pesquisa, a idade, a nacionalidade, o local de nascimento, o local de moradia e há quanto tempo
residem neste local, o nome da escola de línguas e em qual turma/nível estudam. Já para os sujeitos estrangeiros, perguntamos todas as informações anteriores mais a confirmação de que falam inglês como primeira língua. A segunda estratégia de ação está em pedirmos para que cada sujeito leia cinco listas diferentes com 28 (vinte oito) frases-veículo, exemplo: “Say feet
again”, as quais geram cinco repetições para cada palavra pertencente a um par mínimo como: feet e fit; fool e full. Todo esse material sonoro foi gravado em estúdio profissional, com a finalidade de garantir precisão dos dados acústicos para delimitarmos a competência fonética de valor para as frequências e duração. Não utilizamos, para a análise dos dados, cada valor
absoluto dos formantes e do tempo na faixa de produção da vogal alta, mas o valor médio calculado pelo próprio software Praat (BOERSMA, WEENINK, 2021), o qual é usado como uma plataforma de gravação e análise digital das produções sonoras da fala, relacionando e comparando dados produzidos pelas estudantes de LI e pelos sujeitos estrangeiros. Na discussão dos resultados abordamos as análises detalhadas de cada par mínimo através das produções
vocálicas de cada sujeito da pesquisa, demonstrando graficamente os fenômenos sonoros em separado, na intenção de visualizarmos os dados numéricos de frequência. Consideramos que este estudo comparativo em fonética acústica pode evidenciar eventos específicos de sons de fala voltados para a produção, a combinação, a descrição e a representação de dados sonoros produzidos pelo corpus, contribuindo para reflexões a respeito do ensino formal de pronúncia para alunos de LI.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910