FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS BRASILEIROS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS E
DESEJÁVEIS

Nome: ANA SARA MANHABUSQUE GALVÃO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/01/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador
JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI Examinador Externo
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Suplente Interno
PEDRO HENRIQUE WITCHS Examinador Interno
SANDRA REGINA BUTTROS GATTOLIN Suplente Externo

Resumo: A oferta da língua inglesa na Educação Infantil tem se tornado uma realidade em muitos contextos brasileiros, fazendo com que a demanda por formação específica neste campo também esteja em foco. Tal área encontra-se entre a formação linguística (profissionais de Letras) e a formação pedagógica na área de desenvolvimento infantil (profissionais de Pedagogia). Entretanto, entendendo que é possível superar essa dicotomia, nossa proposta é ir além dos limites disciplinares dos cursos mencionados em busca de um olhar transdisciplinar sobre o contexto investigado. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar propostas curriculares dos cursos de Letras das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Federais e Estaduais) com foco na formação inicial de professores de inglês para atuação na Educação Infantil. Neste sentido, após pesquisa no site do E-MEC, 108 instituições foram elencadas para fazer parte da pesquisa. Dessas universidades, 89 ofertavam
o curso de Letras-Inglês ou Português-Inglês e, entre essas, 84 apresentavam
algum documento para dar continuidade à análise. Após a investigação, 15
universidades apresentaram abordagens voltadas a alcançar esse contexto em expansão. Com o intuito de também investigar as realidades locais dessas universidades, cinco instituições foram convidadas a participar de uma entrevista para esclarecer e expandir questões evidenciadas em seus documentos. Assim, por meio de reflexões com base nas teorias de currículo, transdisciplinaridade, formação de professores e língua inglesa para crianças, almejamos oferecer um panorama nacional e aspectos locais sobre a formação de profissionais para atuarem nessa área. Os resultados encontrados apresentam alguns diálogos possíveis. Ademais, as estratégias utilizadas por diversas universidades brasileiras apontam para possibilidades de pensar a formação de professores de língua inglesa para crianças como um espaço novo, intimamente relacionado com o contexto local e marcado por reflexões, questionamentos e problemáticas. Esperamos que esta pesquisa contribua para fortalecer os estudos na área da formação de professores para o ensino de língua inglesa para crianças.

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