A EXPLORAÇÃO DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS DE GRICE
COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM CHARGES E COMENTÁRIOS NO INSTAGRAM

Nome: JUCÉLIA AZEVEDO DOS SANTOS SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDERSON FERREIRA Suplente Externo
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Interno
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS Orientador
MONICA LOPES SMIDERLE DE OLIVEIRA Examinador Externo
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JÚNIOR Suplente Interno

Resumo: A proposta desta pesquisa é observar a relação da teoria das implicaturas (Grice
(1982 [1975]) com as abordagens argumentativas, com o objetivo de destacar
quando as máximas conversacionais griceanas são exploradas com fins persuasivos
no ambiente digital. Nota-se que, cada vez mais, as pessoas utilizam o ambiente
digital como espaço de interação, seja para produzir textos ou para consumi-los.
Desse modo, a fim de compreender o uso da linguagem nesse espaço, propomos,
na perspectiva da pragmática, analisar as interações na rede social Instagram, na
qual permeiam diferentes gêneros textuais como publicidade, notícia, charge,
comentário, entre outros. Para tanto, investigamos dois desses gêneros, veiculados
no perfil @laertegenial, os quais apresentam uma dimensão argumentativa: a charge
e o comentário. Analisamos 9 charges políticas, publicadas entre março e setembro
de 2019, e 53 comentários. Em ambos os gêneros, percebemos que a violação das
máximas ocorreu com frequência e intencionalmente, para causar determinado
efeito nos interlocutores por meio de implicaturas, seja para criticar, denunciar ou
persuadir o outro. Argumentamos que o Instagram funciona, muitas vezes, como
uma “arena” do debate público, já que as pessoas estão sempre interagindo e se
posicionando. No espaço destinado aos comentários, é possível observar esses
posicionamentos e de que forma acontece o debate entre os usuários que assumem
uma postura argumentativa. Ademais, as informações são veiculadas não só de
forma explícita, mas, sobretudo, implicitamente. Isso significa que, no ambiente
virtual, assim como na interação face a face, as pessoas se comunicam por
implicaturas e, consequentemente, argumentam por implícitos. Além da teoria da
conversação, a análise presente neste trabalho se sustenta nos estudos de Koch
(2018), Koch e Elias (2018), Fiorin (2020) e Amossy (2020), cujas propostas de
trabalho auxiliaram a compreender como o falante da língua produz sua
argumentação.

Palavras-chave: Pragmática; Máximas conversacionais; Implicaturas;
Argumentação; Interação no Instagram.

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