REFLEXÕES SOBRE O EFEITO RETROATIVO DO CELPE-BRAS NO CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA/SEGUNDA LÍNGUA EM CONTEXTO INSTITUCIONAL

Nome: KARINA CORRÊA CONCEIÇÃO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador
GLADYS PLENS DE QUEVEDO PEREIRA DE CAMARGO Suplente Externo
NELSON VIANA Examinador Externo
PEDRO HENRIQUE WITCHS Examinador Interno
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Suplente Interno

Resumo: Estudos desenvolvidos na área de avaliação da aprendizagem têm revelado que
exames de alta relevância social são instrumentos que exercem potenciais impactos
em todos os processos educacionais – considerando as práticas, as atitudes e
percepções dos docentes e discentes, os materiais didáticos utilizados e as
instituições de ensino – fomentando o que a literatura em avaliação denomina
washback ou backwash, em português, “efeito retroativo” (ALDERSON; WALL, 1993;
SCARAMUCCI, 1998b, 1999c, 2000, 2004; GUIMENEZ, 1999). A presente pesquisa,
de natureza qualitativa e de base etnográfica, objetivou investigar o efeito retroativo
do exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa
para Estrangeiros (Celpe-Bras) no ensino do curso de Português Língua
Estrangeira/Segunda Língua (PLE/L2), do Núcleo de Línguas, da Universidade
Federal do Espírito Santo (UFES), a partir do seu credenciamento como posto
aplicador do exame, em 2016. Para isso, procedemos ao levantamento e à
triangulação dos dados gerados em entrevistas semiestruturadas e na análise
documental (de provas aplicadas no curso de PLE/L2, no período de 2014-2015 e
2017-2018 e de atividades do curso de 2019), observando como era o curso de
PLE/L2 antes e depois de 2016. As descrições e análises dos dados revelaram a
existência do efeito retroativo no ensino de PLE/L2, evidenciando mudanças nas
percepções e atitudes dos ex-professores e ex-assessor do curso, nas propostas
textuais das avaliações de rendimento aplicadas ao fim dos módulos do curso, além
de ter efeitos nos materiais didáticos e no uso da coleção de livros didáticos
adotados no curso. Esperamos que esse trabalho contribua para o panorama de
pesquisas realizadas sobre o efeito retroativo em contexto brasileiro, além de
fomentar mais estudos sobre o fenômeno e sobre o PLE/L2, no estado capixaba e
em outros contextos institucionais.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; efeito retroativo; Celpe-Bras;
Português Língua Estrangeira/Segunda Língua.

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