Leitura e Produção de Textos em uma Perspectiva Dialógica: o Trabalho Com A
notícia do Site Sensacionalista em Sala de Aula.

Nome: JULIANE NOGUEIRA DE SÁ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 02/09/2021
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
SANDRO LUÍS DA SILVA Examinador Externo
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Examinador Externo
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Interno
PEDRO HENRIQUE WITCHS Examinador Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Páginas

Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa de Linguística Aplicada, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo, e vinculase às atividades do Grupo de Pesquisa em Leitura e Produção de Textos/Ufes que, desde 2012, vem desenvolvendo pesquisas sobre leitura, produção de textos, materiais didáticos, gêneros do discurso, letramentos e formação docente, sob a luz da Linguística Aplicada e em diálogo, muitas vezes, com outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa, intitulada “Leitura e produção de textos em uma perspectiva dialógica: o trabalho com a notícia do site Sensacionalista em sala de aula”, justifica-se pela elaboração e aplicação de uma sequência didática, com enfoque no gênero notícia, com o objetivo de perceber em que medida tal ferramenta didático-metodológica pode contribuir para o trabalho com leitura e produção textual na educação básica. Entre as notícias selecionadas, estão as veiculadas pelo site Sensacionalista, que remetem dialogicamente a textos anteriores e apresentam características singulares, como o humor e a ironia. São alguns objetivos deste trabalho: aplicar a sequência didática em uma turma de nível de fundamental de uma
escola pública; desenvolver um trabalho de análise e discussão acerca de
intertextualidade, ironia e humor, presentes, sobretudo, em notícias do site
Sensacionalista e analisar os resultados da sequência didática por meio dos episódios de sala de aula e das produções textuais dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa respalda-se teoricamente nos estudos de Bakhtin e seu Círculo (1993); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Koch, Bentes e Cavalcante (2012); Brait (2008); Geraldi (2015); Lopes-Rossi (2011); Rojo (2013), entre outros. O corpus compõe-se de cinco notícias, produzidas por alunos de uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município da Serra/ES. A partir da análise das notícias, considerando-se a produção inicial, os aspectos relativos aos episódios de sala de aula ocorridos durante a aplicação da sequência didática e a produção final da notícia, Os resultados dessas análises permitem corroborar que, pelo viés da intertextualidade
e de outros recursos utilizados pelo site, como o humor e a ironia, pode-se desenvolver a reflexão crítica dos alunos que, na produção dos textos, dizem muito sobre o local onde vivem.
Palavras-chave: Sequência didática. Notícia. Produção textual. Leitura. Dialogismo.

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