O choro na interação: o gerenciamento de ações em episódios nos quais o
choro é tornado relevante

Nome: CARINA SANTOS LAMAS COUTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/05/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA MARIA RIBEIRO DE JESUS Suplente Externo
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Suplente Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Interno
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA Examinador Externo
PRISCILA FERNANDES SANT’ANNA Examinador Externo

Páginas

Resumo: O presente trabalho examina os recursos utilizados pelos sujeitos no
gerenciamento de suas ações após a ocorrência do choro em atendimentos
promovidos pela coordenação pedagógica de uma escola pública de ensino
fundamental a indivíduos responsáveis pelos estudantes. A perspectiva teórica
que fundamenta a pesquisa é a Análise da Conversa de base
Etnometodológica com contribuições da Antropologia das Emoções e dos
estudos da Multimodalidade na fala-em-interação. O corpus que compõe a
análise apresentada nessa dissertação corresponde a 16 encontros que
contabilizaram aproximadamente seis horas de gravações audiovisuais, fruto
de pesquisa de campo empreendida entre os meses de maio a dezembro de
2019. Dentre esses eventos, selecionamos quatro episódios que contêm a
ocorrência de choro. A análise dos dados é dividida em duas seções principais:
sequências de choro com a quebra do contato visual entre os participantes e
sequências de choro com a manutenção do contato visual. Identificamos que o
contato visual entre os indivíduos dessas interações fornece orientações sobre
o modo como os participantes se engajam para realizar suas ações após o
choro, disponibilizando recursos para a construção tanto de ações em afiliação
quanto de ações em desafiliação. Concluímos que as posturas
afetivas/emocionais, em especial o choro, demonstradas na interação são
configuradas no turno a turno das sequências de fala-em-interação, sendo
também possível descrever suas trajetórias e os efeitos que produzem nas
práticas relacionadas. Desse modo, buscamos realçar em nosso trabalho,
como as emoções não são meros acessórios da ação, mas sim que configuram
diversas ações e que, portanto, demandam gerenciamentos conjuntos entre os
interagentes. A pesquisa aqui realizada contribui para os estudos em fala-em-
interação que busquem descrever as emoções em contextos institucionais.

Palavras-chave: análise da conversa; fala-em-interação; choro; gerenciamento
de ações;

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