Blancanieves retextualiza Branca de Neve: Análise da multimodalidade na linguagem cinematográfica

Nome: GLAUCIMERE PATERO COELHO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 24/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUCIA TINOCO CABRAL Examinador Externo
GESIENY LAURETT NEVES DAMASCENO Suplente Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Examinador Interno
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS Orientador
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JÚNIOR Examinador Interno

Páginas

Resumo: A presente tese objetiva ressignificar os estudos do processo de retextualização que se estabelece a partir da inter-relação dos códigos multimodais. Tendo como orientação os pressupostos teóricos da Linguística Textual de base sócio-cognitiva interacional, com foco nos fenômenos da intertextualidade e da referenciação, busca-se empreender uma análise comparativa entre dois textos fílmicos presentes na indústria cinematográfica. O corpus motivador constitui-se no texto-base que é o clássico do Walt Disney Branca de Neve e os setes anões (2009) em formato de animação, e no filme Blancanieves (2012) produzido pelo cineasta espanhol Pablo Berger que retextualizou a obra para o cinema mudo. Conforme apontado, para subsidiar a presente tese tomam-se como aporte teórico estudiosos da Linguística Textual, dentre eles Koch (2009, 2011), Mondada & Dubois (2003), Marcuschi (2008, 2010) e Cavalcante (2011). Somado ao percurso teórico metodológico é traçado um diálogo interdisciplinar que se apoia na Semiótica Social de (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010) e se ampara em algumas categorias da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwem (2006 [1996]). Nesse sentido, justificamos a conveniência em analisar o texto fílmico por propiciar a investigação da multimodalidade, sobretudo no que tange à elaboração de elementos estruturais e composicionais. Nossos resultados mostraram que a natureza interdisciplinar da Linguística Textual permitiu a elaboração de um quadro teórico analítico envolvendo a multimodalidade junto aos aspectos linguísticos, textuais, discursivos e cognitivos. Além disso, as análises empreendidas indicaram que a retextualização é constitutivamente um processo intertextual, norteada pela construção de referentes que emergem de um mundo discursivo distante do texto-base, em termos históricos, ideológicos e culturais, estando, portanto, a retextualização situada em um continuum de mais distanciamento do que aproximação com o texto-base, o que configura uma recontextualização promovida pelo retextualizador.
Palavras-chave: Retextualização. Multimodalidade. Intertextualidade. Referenciação. Cinema

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