A Leitura nas Aulas de Inglês: Problematizações Por Meio do Teatro Lido

Nome: JACKSON GOMES REDER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/02/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL DE MELLO FERRAZ Examinador Interno
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Suplente Interno
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador
VANILDO STIEG Suplente Externo

Resumo: Nas escolas públicas, de um modo geral, percebemos que os alunos carecem de eventos e práticas de letramento que os beneficiem como leitores da língua inglesa. Juntamente com outros métodos pedagógicos, há uma necessidade de práticas motivadoras e lúdicas que possam levar os alunos ao entendimento do texto e o articulem criticamente à situação social e política na qual se encontram. Este estudo vem ao encontro de tais necessidades. É uma pesquisa-ação que envolve o uso do Teatro Lido (Readers Theater) como prática multiletrada. Tem por objetivo gerar reflexões sobre eventos de letramento, evidenciando como as práticas de leitura podem ser benéficas para os alunos. Como uma pesquisa-ação, o todo abrange duas partes: o projeto pedagógico e o projeto de pesquisa no qual os resultados obtidos são analisados e discutidos. O projeto pedagógico foi implementado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (localizada no município de Cariacica, ES), e proporcionou o envolvimento dos alunos do 2º ano do Ensino Médio em práticas oralizadas de leitura. Aspectos segmentais e suprassegmentais da oralidade (aspectos prosódicos) foram apresentados aos alunos durante a fase de ensaios para orientá-los quanto à leitura em voz alta dos textos. Contudo, os aspectos mais importantes disseram respeito às vivências singulares dos alunos e alunas envolvidos no projeto, bem como as relações dialógicas constituídas a partir das práticas multiletradas em torno do Teatro Lido. Para mitigar a limitação das poucas horas de instrução, o projeto contemplou a criação de um grupo fechado em uma rede social que proporcionou aos alunos autonomia nas práticas extras-classe e permitiu o acesso a vídeos, scripts e orientações postadas pelo professor. O projeto pedagógico seguiu também uma perspectiva crítica de educação problematizando as relações de poder presentes nas falas e nas atitudes dos personagens das peças. Por outro lado, o projeto de pesquisa, com base nos dados colhidos, procurou investigar, seguindo parâmetros qualitativos, os aspectos mais relevantes observados nas práticas de letramento do Teatro Lido em inglês, especialmente para os alunos que ainda não conseguem se enxergar como leitores na língua adicional.

Palavras Chave: Ensino de Língua Inglesa; Teatro Lido; Leitura em língua Adicional

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