Discurso, diferença e subalternidade: analisando debates públicos

Resumo: Objetivando consolidar propósitos de pesquisa do Núcleo Diversidade e Descolonização (CNPq/UFES) e do Grupo de Estudos Pós-Coloniais (DLL/DCS, 2010-2011), este projeto procura dar produtividade a um viés analítico que faz dialogar a análise do discurso, com base em Foucault e em vieses mais linguísticos, e um corpo de pesquisas reunidas sobre a rubrica da crítica pós-colonial. Justifica-se o estudo de tal metodologia teórica pelo alcance e repercussão, no cenário internacional, de pesquisas que, tomando o conceito de formação discursiva de Foucault, dão visibilidade à criação de objetos discursivos fundamentais à subalternização, constituindo uma maneira hegemônica de afirmar o que é, por exemplo, o colonizado, a mulher subalterna, o latino-americano, o negro etc. Analisando um corpus de textos oriundos de debates, pretende-se investigar o funcionamento de situações discursivas em que posicionamentos ideológicos contrastados estão em construção no discurso, constituindo perspectivas dominantes ou subalternas sobre a alteridade. Objetivamos, como resultado, um melhor panorama de entendimento de todos os fatores (pragmáticos, metapragmáticos, discursivos, linguísticos) pelos quais se produzem modos de dizer e ver a diferença, por exemplo, os discursos de identidade no Brasil contemporâneo.

Data de início: 2011-05-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador Júlia Maria Costa de Almeida
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