Estudo de Fenômenos Lingüísticos na Perspectiva Funcionalista: análise do léxico a subordinação em gêneros textuais

Resumo: O Projeto Estudo de Fenômenos Lingüísticos na perspectiva Funcionalista tem alguns objetivos claramente delineados: (i) analisar/verificar como as escolhas lexicais produzem diferentes efeitos de sentido; (ii) analisar as escolhas de certas orações subordinadas, nos diversos gêneros. O referencial teórico adotado é o Funcionalismo que se caracteriza pelo interesse em investigar a língua em uso, isto é, o modo como se estabelecem, por meio da linguagem, as interações sociais em diferentes práticas discursivas. Nesse sentido, os pressupostos teórico-metodológicos funcionalistas, as hipóteses e os objetivos centrais deste projeto orientam para uma visão mais integradora e, portanto, mais próxima, dos fenômenos lingüísticos investigados. Por isso adotaremos também a noção de Gênero textual defendida por Marcuschi (2002). Neste aspecto também se encontra a justificativa deste projeto. Além disso, pretende dar uma grande contribuição tanto para os estudos lexicais, quanto para os estudos da subordinação da modalidade escrita da língua portuguesa do Espírito Santo. Partimos da hipótese de que as opções que os falantes fazem, ao utilizarem a língua para se expressarem, são estreitamente condicionadas pelos propósitos comunicativos dos gêneros investigados. Apresentaremos a metodologia utilizada e a descrição das categorias lingüísticas e extralingüísticas investigadas na pesquisa.
Dentre a variedade de gêneros textuais que circulam em Vitória e na Grande Vitória, elegemos as peças publicitárias veiculadas em outdoor, no Jornal A Gazeta, em revistas, etc. para corpus de análise. É importante salientar que se trata de uma análise qualitativa.
Trabalhar com gêneros enriquece a pesquisa, porque podemos observar o léxico utilizado nas diversas combinatórias estruturais, bem como a carga semântica adquirida em função do gênero em questão.
Depois de selecionadas as peças publicitárias, procederemos à análise, com vistas a agrupar essas peças por semelhança/diferença nas/das escolhas lexicais. Dessa forma, começa-se por verificar como circula o léxico tentando detectar suas propriedades sintáticas, semânticas e pragmáticas que, determinam o(s) sentido(s) que os itens lexicais adquirem em cada gênero. Os resultados esperados são publicações para divulgação desse novo olhar para o estudo da linguagem, a partir de situações reais de uso da língua; a aplicação deste estudo no ensino fundamental e médio de Vitória e Grande Vitória.

Data de início: 01/08/2009
Prazo (meses): 12

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910