Questões sobre Textualização: Interface Linguística Textual e Pragmática. Em foco o gênero Quadrinhos

Resumo: Este Projeto de Pesquisa tem como meta a análise de textos atualizados em diversos tipos de textualização e pertencentes a diferentes gêneros textuais. Para tal, partimos de um trabalho de interface entre Linguística Textual e Pragmática. A Linguística Textual será vista, aqui, dentro de uma abordagem ampliada, que leva em conta estratégias de investigação que permitam explicar a organização e o sentido textual em todos os ângulos, instrumentalizando-se das ferramentas atuais por ela disponíveis, em interface com a Pragmática, que proporciona entender o significado intencional de enunciados, compatibilizando os avanços metodológicos das diferentes orientações dessas duas áreas de estudo.. Essa nova perspectiva de abordagem leva, consequentemente, à necessidade de se definir texto universalmente, o que significa voltar-se para o processo de pragmatização do texto. Pode-se, então, fazer elucubrações sobre sua função comunicacional. A partir dessas reflexões propõe-se, aqui, a análise de diversos textos do gênero Quadrinhos, buscando explicar integralmente a construção de sentidos. Desse modo, focaliza-se o texto como um evento comunicativo em que o objeto observado é construído, reconstruído ou desconstruído no momento da interação, observando a noção de contexto no seu sentido mais amplo. Desse modo, lançar-se á mão das diferentes correntes que tratam do discurso no interior da Linguística e da Pragmática. Especificamente, para este estudo, serão observadas a organização textual, bem como o fenômeno da construção de sentido humorístico

Data de início: 2016-08-01
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Maria da Penha Pereira Lins
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910