Línguas adicionais, metodologias, tecnologias e internacionalização

Resumo: Este projeto de pesquisa investiga o papel das tecnologias e das metodologias de ensino de inglês como língua adicional e sua relação com as políticas linguítsicas e de internacionalização do ensino superior. O estudo investiga também o papel das línguas adicionais em geral, do multilinguismo e do inglês em particular no processo de internacionalização. O estudo é baseado no pressuposto de que o acesso à informação e à tecnologia é necessário para a construção de capital social (WARSCHAUER, 2003) e que esse acesso exige algum conhecimento de inglês e letramento digital (FINARDI; PREBIANCA; MOMM, 2013). Outro pressuposto do estudo é que o uso informado de tecnologias e metodologias, aliado ao ensino de inglês como língua internacional (FINARDI, 2014) são essenciais para alavancar o desenvolvimento social e a internacionalização da educação no Brasil. O estudo analisa políticas de internacionalização do ensino superior (por exemplo FINARDI; ORTIZ, 2015; FINARDI et al, 2015) e tecnologias de ensino/aprendizagem/acesso à informação em inglês relacionando-as com as metodologias de ensino de línguas estrangeiras no Brasil.

Data de início: 2015-10-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado Felipe Furtado Guimarães
Aluno Doutorado Gabriel Brito Amorim
Aluno Mestrado Karina Antonia Fadini
Aluno Mestrado Ana Rachel Macêdo Mendes
Aluno Mestrado Sebastião Lima

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