Estratégias de ensino da Semântica: construção e divulgação das propostas

Resumo: As teorias relativas à enunciação ainda não repercutem de modo satisfatório nos cursos de Letras, o que pode ser observado na bibliografia destinada à formação dos profissionais dessa área. As posturas no trato com a Semântica, nessas publicações, ainda caminham pelas teorias que tomam por base o significado e transitam pelas abordagens que tratam a língua a partir do léxico. As posturas formalistas têm ocupado grande parte das publicações sobre Semântica no Brasil. A Semântica passa despercebida para os alunos de Letras que a têm como uma disciplina muito teórica, sem aplicação direta na sua prática profissional.
Por essas razões, pretendemos, com essa pesquisa, levantar e organizar o material por nós trabalhado nas aulas de Semântica, no Departamento de Letras da UFES, os artigos que publicamos isoladamente ou em conjunto com orientandos de mestrado, a fim de organizar uma publicação e um sítio na web, sobre o ensino da Semântica, que possa servir de suporte para os professores de Língua Portuguesa.
O que visamos é a construção de propostas que contemplem questões relativas à enunciação e que congreguem temas que acreditamos importantes para a formação básica.

Data de início: 2014-05-02
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Virginia Beatriz Baesse Abrahão
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910