Leitura e Produção de Textos em Sala de Aula

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo reconhecer a leitura e a produção de textos como práticas sociais inter-relacionadas, que se complementam e que permitem, dessa forma, a construção de conhecimentos. Para tanto, serão considerados os pressupostos teóricos da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1983); a concepção de leitura como evento social e cultural, conforme Bloome (1983), Maybin e Moss (1993); a concepção de produção textual na perspectiva do gênero, com base em Bakhtin (1929), Marcuschi (2002) e Charaudeau (1983); e a teoria de sequências didáticas, segundo Schneuwly e Dolz (2004). Pretende-se, portanto, a partir de eventos sociais de leitura, propor e analisar produções textuais em gêneros variados, reconhecendo nos textos produzidos marcas das condições de produção e índices de autoria, e, assim, determinar possibilidades de um trabalho didático envolvendo a leitura e a produção de textos em sala de aula.

Data de início: 01/08/2012
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem crescente Nome
Coordenador JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910