SUBJETIVIDADE E DESSUBJETIVAÇÃO EM DISSERTAÇÕES ESCOLARES: GÊNERO, ESTILO E AUTORIA

Resumo: Tendo como questão teórica principal a relação entre discurso e subjetividade, que se desdobra em discussões sobre gênero, estilo e autoria, pretende-se, neste projeto de pesquisa, analisar textos dissertativos-argumentativos, produzidos em contexto escolar, com o fim de investigar as relações entre subjetividade e discurso no âmbito de enunciações em que o sujeito deve adequar seu enunciado a um gênero, mas, ao mesmo tempo, pode querer, de alguma forma, marcar sua individualidade. Ao conceituar Gêneros do Discurso, Bakhtin (1992b) postula que toda enunciação se realiza sob a forma de um determinado gênero, o que significa dizer que ocorre um pertencimento do enunciado e de seus elementos constitutivos a esse gênero. Ao mesmo tempo, a teoria bakhtiniana afirma a possibilidade de um trabalho subjetivo na linguagem. Tem-se, assim, uma tensão constitutiva entre os regimes discursivos (AMORIM, 2001) de gêneros consagrados e legitimados pela escola e pela sociedade e o querer-dizer do locutor (BAKHTIN, 1992b). No horizonte discursivo das dissertações, essa tensão se consubstancia na articulação entre a subjetividade do eu e sua dessubjetivação (AMORIM, 2001; GREGOLIN & BARONAS, 2003) em relação a um outro, marcando, desse modo, a pretensão de objetividade, característica do discurso dissertativo prototípico. Nesse sentido, pretende-se analisar dados de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita colocando-se em discussão a relação do sujeito com os gêneros dissertativos-argumentativos privilegiados pelo contexto escolar.

Data de início: 01/01/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador LUCIANO NOVAES VIDON
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