Estudo de verbos no jogo da linguagem: um olhar funcionalista

Resumo: Todo verbo proporciona um “molde” ou uma “matriz” para a construção de sentenças. A idéia de matriz evocada por Ilari e Basso (2008, p. 164) põe em evidência o fato de que, “preenchendo adequadamente certos espaços que são previsíveis a partir do verbo, chega-se a sentenças completas, que caracterizam conceitualmente certos “estados de coisas”. É nosso objetivo descrever a partir do uso real da língua portuguesa verbos tais como: ganhar, receber, adotar e adquirir citados por Azeredo (2004, p. 180) como verbos de posse, a partir da classificação que Cano Aguilar propõe para a língua espanhola. Acrescentamos a essa lista os seguintes verbos: comprar, vender, dar e emprestar. O corpus será constituído de textos de circulação social e o levantamento dos dados será realizado a partir da utilização de ferramentas de pesquisa online. Os referenciais teóricos são: (i) o Funcionalismo, (ii) A Teoria de Valências e (iii) a Gramática de Casos de Fillmore (1965). Este trabalho se justifica na medida em que ao analisar o verbo em funcionamento na sentença, no discurso e na interação, embora seja uma tarefa mais complexa do que sugerem as explicações tradicionais, dá conta de evidenciar as variadas e heterogêneas relações semânticas estabelecidas entre os complementos e o sujeito. O resultado de nossa pesquisa pode contribuir para a melhoria do ensino da língua portuguesa, uma vez que evidenciará que um estudo que tem como ponto de partida a língua em uso vai muito além da proposição dos manuais de gramática.

Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 12

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