SUBJETIVIDADE E DESSUBJETIVAÇÃO EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS

Resumo: Tendo como questão teórica principal a relação entre discurso e subjetividade, que se desdobra em discussões sobre texto, estilo e autoria, pretende-se, neste projeto de pesquisa, analisar gêneros dissertativos-argumentativos produzidos em contexto escolar/acadêmico - dissertações escolares, monografias, projetos de pesquisa, dissertações de mestrado, entre outros textos cujos discursos sejam predominantemente expositivos e argumentativos. Ao conceituar Gênero Discursivo, Bakhtin (1956/1992b) postula que toda enunciação se realiza sob a forma de um determinado gênero, o que significa dizer que ocorre um pertencimento do enunciado e de seus elementos constitutivos a esse gênero. Ao mesmo tempo, a teoria bakhtiniana afirma a possibilidade de um trabalho individual na linguagem. Nesse sentido, pretende-se investigar as relações entre subjetividade e dessubjetivação no âmbito de produções textuais escolares/acadêmicas em que o sujeito deve adequar seu texto a um gênero, mas, ao mesmo tempo, pode querer, de alguma forma, marcar sua individualidade.

Data de início: 01/01/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador LUCIANO NOVAES VIDON
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