TRANSITIVIDADE: NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, MAS AGORA O FOCO É TODA A SENTENÇA...

Nome: ALLAN COSTA STEIN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/12/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO XIMENES CUNHA Examinador Externo
LÚCIA HELENA PEYROTON DA ROCHA Orientador
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Examinador Interno

Resumo: Tradicionalmente a transitividade tem sido contemplada como uma propriedade de certos nomes e verbos. De maneira geral, são considerados transitivos os lexemas que, em função de sua incompletude semântica, exigem a presença de um complemento que lhes integre o sentido e contribua para a gramaticalidade da sentença. Entretanto, esse fenômeno é muito mais complexo do que sugerem os gramáticos tradicionais, sendo, portanto, conveniente analisá-lo de outras perspectivas, supostamente mais adequadas.
Deste modo, defendemos, no presente trabalho, a pertinência de se ontemplar a transitividade de um viés funcionalista, mais especificamente a partir dos postulados de Hopper e Thompson (1980), os quais consideram o fenômeno uma propriedade que, de maneira escalar, envolve toda a sentença. Baseados na análise de um texto narrativo, produzido em situação de entrevista por um informante com 07 anos de idade, confirmamos a hipótese de que os falantes manipulam o sistema de transitividade com vistas a atender seus propósitos comunicativos, porque os trechos com maior grau de transitividade estão associados ao plano de figura, enquanto os trechos menos transitivos, ao plano de fundo. Além disso, a partir do estudo de 280 sentenças produzidas por 20 informantes entre 04 e 07 anos de idade, demonstramos que as sentenças mais frequentes na fala desse grupo são as de transitividade média (41%), seguidas das de transitividade alta e das de transitividade baixa, que spondem,
respectivamente, por 36 e 23% do total de ocorrências. Essas informações, quando comparadas com os achados de Thompson e Hopper (2001), evidenciam que a transitividade se manifesta de modos distintos em função das especificidades do gênero discursivo em questão.

Palavras-chave: Funcionalismo; Transitividade; Planos discursivos; Entrevistas

sociolinguísticas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910