A Retextualização e o Processo de (re)categorização e de (re)construção de Objetos de Discurso: uma Análise de Contos"
Nome: SUELLEN SILVA VENTURIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/09/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA DA PENHA PEREIRA LINS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ISABEL MARIA LOUREIRO DE ROBOREDO SEARA | Examinador Externo |
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS | Orientador |
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JÚNIOR | Examinador Interno |
Resumo: Uma visão ampliada para o ato de retextualizar se caracteriza pela transformação de um texto escrito no interior de um gênero textual sem alterar o gênero inicial. Essa estratégia pôde ser elaborada por meio da análise do trabalho Recontando um conto: O peru de natal, desenvolvido em sala de aula pela disciplina de Comunicação e Expressão Verbal, ofertada pela PUC/SP, no primeiro semestre de 1982. Os estudantes reescreveram o conto de Mário de Andrade a partir da visão de diferentes personagens. Ou seja, o mesmo tópico foi narrado sob perspectivas discursivas diferenciadas, mantendo-se o gênero textual inicial. Essa nova forma de analisar o texto possibilitou um estudo aprofundado de aspectos textuais que, muitas vezes, não são levados em consideração na releitura de textos e na produção textual de gêneros escritos. Partindo desse pressuposto, este trabalho se propõe a efetivar uma análise de textos retextualizados por alunos do 3º período do curso de graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, que constituem o corpus desta pesquisa, com vistas a analisar o processo de referenciação e de reconstrução de objeto de discuro nos textos retextualizados. O escopo teórico fundamenta-se no processo de referenciação Koch (2004 e 2006) e na (re)construção de objeto de discurso Cavalcante (2003, 2011) e Mondada & Dubois (2003). Além disso, a teoria dos gêneros textuais, presente em Marcuschi (2008) - que aborda as noções de língua, texto, gênero, compreensão e sentido, na visão sociointeracionista da língua - também serão utilizadas. Além disso, serão retomadas as teorias inicias sobre retextualização contidas em Marcuschi (2001), Travaglia (2003) e DellIsola (2007), a fim de traçar o percurso teórico para alcançar novas perspectivas no que diz respeito à ampliação do conceito de retextualização.