Produção escrita por meio da Literatura em Língua Inglesa: contribuições das ferramentas multimídia.

Nome: JOCEVAL FONCÊCA LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/08/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL DE MELLO FERRAZ Examinador Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa de Linguística Aplicada e tem por tema a produção escrita em Língua Inglesa. Partimos da hipótese de que, por meio do uso de recursos multimídia, existe a possibilidade de se alcançar uma produção escrita em Língua Inglesa efetiva, promovendo-se a interação entre os alunos e, assim, desenvolvendo as habilidades linguísticas necessárias ao aprendizado de uma língua estrangeira. Esta pesquisa encontra sua importância na medida em que descreve estratégias de leitura e produção que colocam em uso ferramentas de suporte relevante ao ensino de língua estrangeira na modernidade, pois fazem parte do cotidiano dos estudantes. Para isso, buscamos, primeiramente, as bases teóricas que fundamentam a concepção de letramento, considerando os trabalhos de Lemke (2010), Rojo (2012), Figueiredo (2009), Harmer (1998), Paiva (2010), Xavier (2008), Dudeney e Hockly (2007), Araujo (2009), Levy (2010). Em seguida, descrevemos como esta pesquisa-ação foi realizada: a partir do projeto em que foi utilizada uma Webquest, tendo como tema a vida de William Shakespeare, os alunos produziram uma narrativa multimídia e também relatos em que puderam manifestar sua experiência de aprendizagem sobre Shakespeare. Esses relatos foram compartilhados com os colegas, a fim de que cada um pudesse acrescentar ao texto recebido, de forma colaborativa, informações relevantes para auxiliar na produção escrita do outro. Esses textos produzidos pelos alunos narrativa multimídia e os relatos, bem como a escrita colaborativa foram analisados qualitativamente, a fim de verificar em que medida os recursos digitais contribuem para o desenvolvimento da competência escrita em Língua Inglesa. Desse modo, a pesquisa realizada, ao enfatizar a importância de um trabalho com produção escrita em língua inglesa, promove a construção de significado, contribuindo para o aprendizado como um todo e, dessa forma, também abre perspectivas para novas investigações na área.
Palavras-chave: Letramento. Produção escrita. Recursos multimídia. Ensino de língua estrangeira. Shakespeare.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910