A CONSTITUIÇÃO DO ETHÉ DE AMARO NETO, DO BALANÇO GERAL/ES: RETÓRICA HUMOR E ENCENAÇÃO.

Nome: JANINE APARECIDA BESSA BANHOS GAZZOLI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/09/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CRISTINA CARMELINO Orientador
MARIA FLÁVIA FIGUEIREDO Examinador Externo
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Examinador Interno

Resumo: A CONSTITUIÇÃO DOS ETHÉ DE AMARO NETO, DO BALANÇO

GERAL/ES: RETÓRICA, HUMOR E ENCENAÇÃO

Focada na construção de discursos persuasivos, a retórica se vale da exploração da

razão e da afetividade como meios para alcançar o sucesso. Nesse sentido, o humor

é bastante relevante em muitas ações retóricas. Com base no exposto, esta

pesquisa investiga como são constituídos os ethé de Amaro Neto, âncora do Balanço

Geral/ES, por meio de recursos retóricos, humorísticos, prosódicos e expedientes

performáticos (cinésicos e proxêmicos). Partimos da hipótese de que o humor

constitui a principal estratégia argumentativa usada por esse orador no processo de

persuasão. Para tanto, tomamos como objeto de análise seis recortes de vídeos

transmitidos pela TV Vitória nos anos de 2009 a 2011, de grande repercussão na

internet. Este estudo objetiva não apenas identificar as técnicas mobilizadas pelo

Amaro Neto para gerar efeito de sentido humorístico e observar como tais recursos

são capazes de construir determinadas imagens do orador em questão, mas

também como o humor se articula com outras técnicas argumentativas caso das

escolhas lexicais, dos argumentos, das figuras retóricas, da prosódia, dos gestos e

dos movimentos para mover a atenção do auditório. Para a elaboração desta

dissertação, baseamo-nos, principalmente, em pressupostos teóricos da Retórica

aristotélica (ARISTÓTELES, 1991, 2005, 2007), da Nova Retórica (PERELMAN;

OLBRECHTS-TYTECA, 2005; MEYER, 2007; REBOUL, 2004; AMOSSY, 2013) e de

estudiosos do humor (BERGSON, 2007; FREUD, 1905; RASKIN, 1985;

TRAVAGLIA, 1990, 1992; POSSENTI, 1998, 2013; CARMELINO, 2012). As

análises, que levam em conta a linguagem verbal e a não verbal que compõem os

recortes, evidenciam que Amaro Neto constrói o ethos de ator irreverente para

angariar e manter a atenção de seu auditório.

Palavras-chave: Retórica. Ethos. Humor. Amaro Neto. Balanço Geral/ES.

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