DA PRODUÇÃO DE TEXTO À PRODUÇÃO DE SENTIDO: ANÁLISE DE TEXTOS PRODUZIDOS A PARTIR Da ORIENTAÇÃO DE UM MANUAL DIDÁTICO.

Nome: EDWIGES DA FONSÊCA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/06/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Externo
DANIEL DE MELLO FERRAZ Examinador Interno
VIRGINIA BEATRIZ BAESSE ABRAHÃO Orientador

Resumo: Analisando os textos dos alunos na sua produção de sentido, essa pesquisa teve por objetivo trazer à tona discussões sobre a relação sujeito e texto (Antunes, 2003, 2005 e 2009), bem como interpretação (Marcondes, 1994) e produção de sentido (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Tendo por base uma perspectiva enunciativa (Guimarães, 1999), o texto é considerado a partir das suas condições histórico-sociais de produção. Inscrevendo-se no âmbito da Linguística Aplicada, pretendeu-se, através da pesquisa-ação integral e sistêmica (PAIS), um olhar sobre os textos, sendo eles considerados a partir das condições de produção de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola da periferia. Olhando para a linguagem presente nos textos, o que se observou foram sujeitos que, apesar dos inúmeros apagamentos que sofrem, têm o que dizer. Com uma escrita que demonstra grandes possibilidades de organização e desenvolvimento textual, sua linguagem encontra-se enredada nas amarras das suas angústias enquanto sujeitos entranhados no seu universo social. A sua condição de interpretação encontra-se restringida, portanto, ao próprio cerceamento imposto pela premência do embate social. Numa linguagem entrecortada e desregulada, o seu distanciamento com relação à escrita formal denota situação de exclusão e alijamento de uma vida cidadã.
Palavras-chave: Manual Didático; Interpretação; Produção de texto.

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