O DEPOIMENTO COMO DISCURSO DE ALTERIDADE/AUTORIDADE NA PUBLICIDADE TELEVISIVA

Nome: VIVIAN PINTO RIOLO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/08/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Examinador Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador
SANDRA MARA MORAES LIMA Examinador Externo

Resumo: Percebemos o uso do discurso indireto livre como estratégia estilístico-argumentativa no discurso publicitário para produzir os efeitos de realidade, veracidade e legitimação dos produtos/serviços ofertados a partir do gênero depoimento. Esse gênero do discurso tem a essência de relatar fatos como fruto de experiências reais vivenciadas, de modo que, na publicidade, funciona endossando e garantindo eficácia às marcas que estão sendo divulgadas. Sendo a publicidade testemunhal uma estratégia que se utiliza do discurso de autoridade para garantir legitimidade a um produto, este trabalho se destina a questionar como o discurso que está sendo veiculado na mídia televisiva comporta em si o discurso real daquele que o pronuncia em detrimento do discurso institucional ao qual representa. Baseados na metodologia sociológica para a análise de enunciados proposta por Bakhtin, Volochínov e Medvedev, dentre outros componentes daquele que ficou conhecido como Círculo de Bakhtin, que considerava ser a interação social o princípio que orienta os usos linguísticos de forma sócio-histórica e culturalmente situada, é que procedemos às análises deste trabalho. Nesse sentido, as considerações aqui feitas buscaram se nortear basicamente pela construção argumentativa do discurso citado, das emoções e do discurso de autoridade feita pelo publicitário, a partir das relações dialógicas que o cercam. Para tanto, foram estabelecidos diálogos com teóricos da Análise do Discurso e da Comunicação, mas, essencialmente, com o Círculo de Bakhtin. As análises foram qualitativas e interpretativas e as evidências foram buscadas em publicidades que circularam na mídia televisiva no ano de 2012, nos canais de comunicação aberta.

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