Modos de Encenação Discursiva em Peças Publicitárias e Promocionais do Discurso Tabagista e Antitabagista no Brasil

Nome: ANTONIO WALLACE LORDES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/11/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
IDA LUCIA MACHADO Examinador Externo
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA Orientador
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Examinador Interno

Resumo: Este trabalho propõe uma análise comparada dos discursos publicitário e promocional a partir da teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, com foco na teoria dos gêneros-contratos. Escolheram-se como corpus peças de campanhas publicitárias e promocionais relacionadas ao discurso tabagista e antitabagista, respectivamente, produzidas e divulgadas a partir da década de sessenta no Brasil. Essas peças estão relacionadas a dez reportagens publicadas na revista Veja, entre os anos de 1969 e 2002. Busca-se mais especificamente a descrição e comparação dos níveis de linguagem que compõem esses discursos: situacional, discursivo e formal. Investiga-se como o discurso promocional antitabagista reage à cultura publicitária do tabagismo, produzindo uma encenação discursiva, em que recursos de forte impacto contrapõem-se aos efeitos de sentido produzidos pelo discurso publicitário, de modo a obter uma maior adesão do público.

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