O Editorial na Situação de Redação de Vestibular

Nome: KÁTIA REGINA FRANCO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/03/2008
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HILDA DE OLIVEIRA OLÍMPIO Examinador Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador
RAQUEL SALEK FIAD Examinador Externo

Resumo: A proposta central desta dissertação é analisar como o gênero discursivo Editorial funcionou em uma situação de redação de vestibular. Por se tratar de um processo discursivo quew envolve uma atividade complexa, recorreu-se a diversas teorias ( textuais, discursivas, enunciativas, interacionistas), para discutir e pôr em evidência elementos que pudessem fundamentar a análise da inserção e adaptação do gênero Editorial no contexto do vestibular. A partir do pressuposto de que a redação de vestibular constitui um gênero textual-discursivo, investigou-se como esse gênero se realizou em um lugar diferente de sua esfera de atuação. A compreensão dos movimentos dialógico-discursivos para a adaptação genérica operada pelos sujeitos-candidatos foi investigada a partir de corpus constituído por redações produzidas no vestibular Ufes 2006. A análise indicou que a maioria dos candidatos, no processo de adaptação, recorreu ao modo de organização de gêneros opinativos, o que os levou a estruturarem seus textos na forma dissertativo-argumentativa.

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