“as Mulheres Não São uma Ferramenta para Os Homens”: (re)formulação e Revozeamento em um Debate em Sala de Aula

Nome: ANA CAROLINA FRACALOSSI GOULART
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA Co-orientador
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LEILA MARIA TESCH Suplente Externo
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA Coorientador
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Examinador Interno
PAOLA GUIMARAENS SALIMEN Examinador Externo
PEDRO HENRIQUE WITCHS Suplente Interno

Páginas

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar o uso da reformulação e o revozeamento na realização de uma atividade do tipo aula debate em contexto de fala-eminteração em sala de aula de uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de um município da Grande Vitória, Espírito Santo. Para isso, a análise sequencial de dados de fala-em-interação é realizada em contextos minuciosos, seguindo a perspectiva teóricometodológica da Análise da Conversa. A pesquisa foi realizada por meio de um exercício de pesquisa microetnográfica em um estudo de caso, que envolveu observação participante e geração de dados audiovisuais em uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Durante nove meses de observação participante na escola, foram registradas três aulas do componente curricular Ensino Religioso, resultando em aproximadamente três horas de dados audiovisuais. Nesse estudo, uma aula é analisada em detalhe, a partir da sua transcrição, na busca da observação do revozeamento. A análise de dados é dividida em três seções: a primeira busca
evidenciar o revozeamento na busca pelo engajamento; a segunda, o revozeamento na busca pelo aprofundamento, e a terceira, o revozeamento na prática de sumarização. Observou-se que o uso do revozeamento é um mecanismo importante na construção e produção conjunta de conhecimento, quando os participantes contribuem em relações horizontais em sala de aula. Nos dados analisados, a aula-debate adota como tema “A violência contra a mulher” e é possível observar o professor criando oportunidades para que os estudantes participem ativamente do evento. Conclui-se que, em interação em sala de aula, os participantes podem participar horizontalmente de modo a alcançar objetivos de cumprimento do mandato institucional e realizar colaborativamente a atividade proposta. Desse modo, esta dissertação contribui com os estudos sobre a relação entre a geração de oportunidades de participação de estudantes e a produção do conhecimento.

Palavras-chave: Análise da Conversa. Revozeamento. Reformulação. Fala-em-interação.
Linguística Aplicada

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