As minorias Sociais nos Espaços de Constituência do Teológico no Gênero de Discurso Parábola

Nome: CANDIDO FERREIRA DE SOUZA JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JARBAS VARGAS NASCIMENTO Co-orientador
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDERSON FERREIRA Examinador Externo
GUSTAVO XIMENES CUNHA Suplente Externo
JARBAS VARGAS NASCIMENTO Coorientador
LUCIANO NOVAES VIDON Suplente Interno
LUIS FERNANDO BULHÕES FIGUEIRA Examinador Interno

Páginas

Resumo: Nossa pesquisa tem como tema o estudo das minorias sociais no
funcionamento do discurso teológico, no gênero parábola, com base no aparato
teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (AD), de acordo com a
perspectiva enunciativo-discursiva proposta por Dominique Maingueneau. Para tanto,
selecionamos parábolas retiradas do evangelho de Lucas, apreendidas aqui como
discurso constituinte teológico. Entendendo o discurso teológico como um discurso
constituinte e formador de diversos gêneros de discursos presentes em nossa
sociedade, delimitamos nosso objetivo geral: examinar a forma como as minorias
sociais interagem no funcionamento e na constituência do discurso teológico, em seu
gênero de discurso parábola, materializado no Evangelho de Lucas. No processo de
análise, buscamos identificar, no gênero de discurso parábola, a forma como a
cenografia e o ethos discursivo organizam o funcionamento desse discurso
constituinte; enumerar, no corpus selecionado, estratégias linguístico-discursivas
utilizadas pelo enunciador para mostrar valores, tais como, perdão, gratidão e
solidariedade, que se inscrevem no cotidiano humano e na sociedade; verificar o papel
constituinte do gênero de discurso parábola, observando como os elementos
caracterizadores do teológico lhe dão autoridade e impõem-lhe um caráter
pedagógico. Os resultados de nossa pesquisa nos indicam que o enunciador investe
na construção de cenografias, nas quais articula linguisticamente a apresentação de
minorias sociais, de forma a quebrar paradigmas da época em que produziu seus
discursos e a estabelecer conceitos e valores, que se perpetuam na memória
discursiva do campo teológico. Como um dispositivo, as cenografias se apropriam de
um código linguageiro e de temas afeitos às comunidades discursivas, que interagem
no discurso teológico. Tais marcas e mecanismos criam situações em que as elites
sociais da época, representadas por líderes religiosos judaicos, são desqualificadas
em seu comportamento, ao mesmo tempo em que samaritanos e pecadores são
restabelecidos em sua dignidade social por meio de valores como perdão e amor ao
próximo. Por isso, o estudo do discurso teológico parábola ganha relevância
linguístico-discursiva, na medida em que evidenciamos nele sua constituência, sua
circulação e sua inserção social.

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