DIÁLOGOS DO COTIDIANO NAS REDES SOCIAIS: A LIQUIDEZ
DISCURSIVA NOS MEMES

Nome: ROSSANA MARTINS FURTADO LEITE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 14/06/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL DE MELLO FERRAZ Examinador Interno
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA Suplente Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Orientador
LUIS FERNANDO BULHÕES FIGUEIRA Examinador Interno
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Examinador Externo

Páginas

Resumo: Os diálogos do cotidiano se mostram um importante campo a ser estudado conforme
orientações encontradas em diversas obras do Círculo de Bakhtin, assim como o riso.
Coadunando com esse direcionamento, este trabalho visa a pesquisar como as conversas
do dia a dia, principalmente através dos memes, se organizam no plurilinguismo
dialogizado acentuado pelas redes sociais e trazendo ao riso. Tomando o discurso como
acontecimento, num movimento heterocientífico (BAKHTIN, 2006, 1998; GERALDI,
2012; VOLÓCHINOV, 2013), no meu ato responsável e sem álibi no ser, faço uma
incursão na filosofia marxista da linguagem sob o viés do Círculo de Bakhtin, de modo
que se torne a base de minhas reflexões. Num movimento dialético, discuto as teorias do
Círculo Bakhtiniano ao mesmo tempo em que trago exemplos que demonstrem o que está
sendo posto. O dialogismo aparece como mister quando estudamos os discursos, aqui
considerados nas interações singulares intersubjetivas. O diálogo com a Análise do
Discurso Francesa pecheutiana (PÊCHEUX, 1997, 2000, 2015) também se faz presente,
mesmo que modestamente, de modo a contribuir com a ideia de discurso como
acontecimento e nas questões da ideologia como cerne das práticas sociais. Em tempos
de Modernidade Líquida (BAUMAN, 2001) e de espetacularização (Debord, 1967), os
discursos do cotidiano preenchem rapidamente vários espaços, tomam formas variadas
nas mídias e nas redes sociais, tempo e espaço parecem não intimidá-los e, rapidamente,
alcançam quase todos lugares. Tão rapidamente como surgem, também se esvaem e dão
espaço para outros discursos, numa dinâmica híbrida e heteroglóssica, que proponho
chamar de liquidez discursiva. Elegi os memes como atores de cenas sociais cotidianas,
lembrando sempre que há a relativa estabilidade dos gêneros, como propõe Bakhtin
(2006). A escolha metodológica é a qualitativa/interpretativa com a qual me proponho
refletir dialogicamente a partir de dados extraídos do meu corpus, os memes; e a
textualização da tese é construída articulando teoria e análise. O humor é sine qua non
para o acontecimento dos memes; e a carnavalização e a paródia são contemplados como
características da maioria desses discursos. Importante ponto também, é a questão de
como as ideologias do cotidiano agem nos embates do dia a dia de modo a refletir, refratar,
chegando até a implodir a ideologia formal (VOLÓCHINOV, 2013, 2017; BAKHTIN,
2017a). O que percebi, salvo as devidas proporções, é que as redes sociais parecem
permitir que uma segunda vida, não-oficial (BAKHTIN, 2013), pode ser vivida na praça
pública contemporânea, aqui considerada as redes sociais. O gênero meme tem
características muito peculiares devido à variedade de formas nas quais ele pode se
materializar a partir de diferentes projetos de dizer. Nesta pesquisa pudemos ver quão
importante são os diálogos do cotidiano para a organização tanto da base quanto da
superestrutura, uma vez que eles são os alicerces da sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Diálogos do Cotidiano; Dialogismo; Meme; Ideologia do
Cotidiano; Carnavalização.

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