ALÉM DO QUE SE VÊ: EDUCAÇÃO CRÍTICA E LETRAMENTOS,
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO
DE INGLÊS COM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS.

Nome: LILIANE SALERA MALTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/02/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador
DANIEL DE MELLO FERRAZ Coorientador
ELIANE AUGUSTO-NAVARRO Suplente Externo
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Suplente Interno
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Examinador Interno

Páginas

Resumo: Esta pesquisa qualitativa interpretativista de cunho autoetnográfico tem como
objetivo compreender como professores de inglês para crianças de 2 a 5 anos
dialogam com a Educação Crítica e Letramentos Críticos – especialmente os
Letramentos Visuais e Multiletramentos – em contexto de formação continuada,
explorando a mediação entre teoria e prática no ensino da língua inglesa na
Educação Infantil, auxiliando-nos a compreender nossas práxis educacionais. A
pesquisa se justifica não somente pela notada expansão do cenário de ensino
de inglês para crianças, mas, sobretudo, por sua contribuição à formação de
professores e ao processo de ensino-aprendizagem da língua. Assim, criamos
um curso de formação de professores voltado a discussões relacionadas à
Educação Crítica e Letramentos, englobando tanto teorias quanto práticas de
ensino com essa visão, que nos levaram a reflexões (pessoais e sobre o grupo)
exploradas nos capítulos teórico-analíticos desta pesquisa. Finalmente,
entendemos que o curso foi válido não apenas para a nossa formação
enquanto educadoras – e a formação desta autora como formadora de
professores – mas pela criação de uma rede de apoio com profissionais que
trabalham em contextos parecidos e sentiram-se acolhidas ao discutirmos
desafios comuns a todas.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Crítica; Letramentos
Críticos; Ensino de Inglês; Educação Infantil.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910