Educação Crítica e Novos Letramentos: (Re)descobrindo Jogos Eletrônicos Digitais nas Aulas de Inglês em uma Escola Pública do Espírito Santo

Nome: PEDRO MORENO BARBOSA SANT'ANNA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/02/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Suplente Interno
DANIEL DE MELLO FERRAZ Orientador
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Examinador Interno
VANDERLEI JOSÉ ZACCHI Examinador Externo

Resumo: Título da dissertação/tese: EDUCAÇÃO CRÍTICA E NOVOS LETRAMENTOS:
(RE)DESCOBRINDO OS JOGOS ELETRÔNICOS DIGITAIS NAS AULAS DE INGLÊS EM
UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESPÍRITO SANTO
Palavras-chave: educação crítica; novos letramentos; jogos eletrônicos; formação de professores
Resumo (até 400 palavras): Partindo do princípio que vivemos em um mundo globalizado, que
temos acesso a diversas culturas a um clique de distância e ao apagamento de fronteiras no mundo
virtual, muitas vezes se faz necessário repensar o papel a nós atribuídos, de certa forma dicotômico,
de ensinar um idioma considerado por muitos como colonizador (MIGNOLO, 2003) e ao mesmo
tempo fazê-lo de forma crítica (FERRAZ, 2015) na sala de aula. Consideremos então os dois
cenários que coexistem na educação atual: O primeiro teve início principalmente após os anos 90,
quando o que entendemos por letramento se alterou significantemente com o surgimento da
distribuição em massa de dispositivos digitais e redes eletrônicas globais (LANKSHEAR;
KNOBEL, 2007). A este movimento que trata da importância do digital e das novas tecnologias no
processo de letramento do aluno, convencionou-se o nome de Novos Letramentos (Ibid., 2007).
Todavia, no contexto da rotina escolar da rede pública estadual poucos professores possuem a
oportunidade, estrutura, e/ou expertise para perceber tais mudanças. Assim, os Novos Letramentos,
inspirados na Pedagogia Crítica, teoria crítica, estudos filosóficos da linguagem e sociologia,
adicionaram o espaço digital, as novas tecnologias e a internet para dentro e fora da sala de aula.
Em tempos de computadores, tablets e smartphones, precisamos contemplar, como afirma Snyder
(2002), não apenas a leitura impressa, mas também a leitura baseada em telas, onde o oral, o
multimídia, os hyperlinks convergem através da internet. Apenas ensinar um idioma estrangeiro não
é mais suficiente e, segundo Lankshear, Knobel e Green (2000. p. 9), devemos também ser “(...)
letrados digitalmente, devemos transitar pelas dimensões operacionais, culturais e críticas em
relação às novas tecnologias”. Tendo como ponto de partida autores e teorias de letramento crítico e
pedagogia crítica e se concentrando na teoria de novos letramentos, este projeto se propõe a
problematizar a relação global-local presente no ensino da língua estrangeira em uma sala de aula
do sistema estadual de Ensino do Espírito Santo, por meio de de uma pesquisa ação de caráter
qualitativo, trabalhar com atividades em forma de jogos, a fim de investigar e problematizar a
relação global-local, as novas tecnologias digitais em uma sala de aula de língua estrangeira na rede
estadual do Espírito Santo.

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