Relevância pragmática e humor resiliente: a questão do preconceito à deficiência nos cartuns de Ricardo Ferraz

Nome: DANNDARA WAGMAKER GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/11/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUCIA TINOCO CABRAL Examinador Externo
GESIENY LAURETT NEVES DAMASCENO Suplente Interno
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS Orientador
MARIA MADALENA COVRE DA SILVA DE MACEDO Suplente Externo
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA Examinador Interno

Resumo: A Teoria da Relevância (Sperber e Wilson, 1995 [2001]) permite que sejam compreendidos não somente os aspectos lógicos e filosóficos da linguagem, mas possibilita que questões de ordem psicológica envolvidas na interpretação de enunciados linguísticos também sejam analisadas. Ancorado nessa reflexão, este trabalho, inserido no campo teórico-metodológico da Pragmática, desenvolve uma análise textual-discursiva do gênero cartum, mais especificamente dos cartuns presentes no livro “Visão e Revisão. Conceito e Preconceito.” do autor capixaba Ricardo Ferraz, a fim de verificar a questão do preconceito à deficiência nas interações que compõem esses textos. Para tanto, são adotados os procedimentos teórico-metodológicos da Teoria da Conversação de Grice (1975 [1982]) e da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995 [2001]). Sendo o cartum um gênero de cunho humorístico, investiga-se, também, como o autor subjaz do humor, sobretudo do humor resiliente, para denunciar o preconceito velado nas falas e nas atitudes dos personagens. Para essa investigação de viés qualitativo e interpretativo, têm-se como contribuição os postulados de Bergson (1900 [1987]), Propp (1992) e Gomes (2008). No que concerne aos estudos sobre o gênero textual cartum, buscamos aporte, principalmente, nas propostas de Marcuschi (2008), Bakhtin (1952-1953 [2003]), Lins e Gonçalves (2013) e Ramos (2009, 2012, 2013 e 2014). Tendo como base o referido aparato teórico, nota-se que o processo de interpretação textual pode ser conduzido para muito além do que está representado na superfície dos cartuns, de forma verbal e visual. Assim, uma vez descoberta a implicatura dos textos, os leitores passam a refletir a respeito da situação descrita, no caso desses cartuns temáticos, o preconceito e a discriminação aos deficientes na sociedade.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910